Os marcos são: o conto, a reza e o evangelho

Autores

  • Verônica Ribas Cúrcio UFSC - Florianópolis - SC

Resumo

Propomos neste trabalho fazer, primeiramente, uma breve leitura do conto São Marcos de João Guimarães Rosa e, em seguida, um diálogo de aproximações entre esse conto e o Evangelho de São Marcos. Os dois textos discorrem sobre fé e religiosidade, tendo a crença como forma única de salvação. No primeiro texto, o protagonista, cético e ao mesmo tempo supersticioso, passa por uma experiência de transformação. O que o salva é a fé na palavra, na oração de São Marcos. Já no segundo texto, o evangelho, é resumida uma parte da história de vida de Jesus, a partir do seu batismo até sua ressurreição e nesse percurso vários milagres e curas efetuados por Jesus são narrados como exemplo de fé incondicional.

Biografia do Autor

Verônica Ribas Cúrcio, UFSC - Florianópolis - SC

Graduação em Letras Língua e Literatura Alemã pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Literatura e Lingüística na UFSC. Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2007-07-30

Como Citar

CÚRCIO, Verônica Ribas. Os marcos são: o conto, a reza e o evangelho. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 12, n. 12, p. 41–50, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/5438. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Umbral