O flautista de Hamelin: Explorando a história

Autores

  • Leila Mury Bergmann Ufrgs/CNPq
  • Maria das Graças Freitas da Rosa Pires

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7917.2008v13n2p39

Resumo

O presente artigo tem como objetivo explorar a história O Flautista de Hamelin. Para tanto, são apresentados aspectos sociais referentes à infância da época (provável) em que foi criado o conto, bem como algumas curiosidades a respeito do mesmo. Além disso, o texto traz um relato pessoal (das autoras) de uma atividade de contação de histórias em uma creche de uma escola pública de Porto Alegre a partir da versão do livro O Flautista de Hamelin, de Tatiana Belinky. Após perguntas e conversas informais sobre o conto, foram analisadas as exposições orais das crianças. A pesquisa traz como suporte teórico, contribuições de estudos de autores ligados, principalmente à área de Literatura Infantil e Educação. Constatou-se que a história do flautista motivou intervenções representativas, uma vez que durante a atividade de contação as crianças lançavam mão de aspectos típicos de sua cultura e mostravam, ainda, o domínio que tinham de ordenação temporal dos eventos do texto, bem como a criatividade que lhes é peculiar - em sua faixa etária - de recriarem na situação do chamado faz-de-conta.

Biografia do Autor

Leila Mury Bergmann, Ufrgs/CNPq

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências e Letras (1982), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente, realiza Pós-Doutorado Júnior (PDJ) em Educação com o projeto "Representações de professores e escola no Orkut", sob a supervisão da Profa. Dra. Rosa Maria Bueno Fischer (UFRGS) e apoio (bolsa) do CNPq. Tem experiência na área de Educação, Língua Portuguesa, Didática Geral e Literatura Infantil e atua principalmente nos seguintes temas: Ensino de Língua Portuguesa, Mídia, Orkut, Livro Didático de Língua Portuguesa, Oralidade, Produção Textual e Literatura Infantil.

Maria das Graças Freitas da Rosa Pires

PIRES, Maria Das Graças Freitas da Rosa Rua Guilherme Alves nº. 1795, Partenon, CEP: 90680-001 (51)33923907 e (51) 93122475 (cel) Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia habilitação em Orientação Educacional e Magistério das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio (PUCRS) e Especialista em Educação Infantil (UFRGS). Tem experiência na área de Educação Infantil e Ensino Fundamental, atualmente trabalhando com a “HORA DO CONTO" em uma escola da rede pública estadual em Porto Alegre como voluntária.

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Publicado

2008-12-19

Como Citar

BERGMANN, Leila Mury; PIRES, Maria das Graças Freitas da Rosa. O flautista de Hamelin: Explorando a história. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 39–55, 2008. DOI: 10.5007/2175-7917.2008v13n2p39. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2008v13n2p39. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos