Evaluation of the teaching material of the “active life improving health” Program (VAMOS), version 3.0
Palavras-chave:
Promoção da saúde. Mudança de comportamento. Avaliação de programas e projetos de saúde. Educação em Saúde.Resumo
A avaliação dos materiais didáticos é essencial para que programas de promoção da saúde consigam afetar positivamente a população. O objetivo foi avaliar a legibilidade, conteúdo e aparência, usabilidade, potencial de compreensão e de ação do material didático do Programa Vida Ativa Melhorando a Saúde, versão 3.0. O Teste de facilidade de leitura de Flesch avaliou a legibilidade dos materiais. Os materiais foram avaliados por 18 profissionais da saúde. O Suitability Assessment of Materials (SAM) e o Pacient Education Materials Assessment Tool (PEMAT-I) foram usados para avaliar para o formato impresso; o System Usability Scale (SUS) e o PEMAT-AV foram usados para avaliar o formato on-line. Foram calculados os escores dos instrumentos e a consistência interna. O material didático foi considerado qualidade superior e de fácil compreensão. O VAMOS 3.0 apresentou potencial de aplicação para maiores de 18 anos, em seus dois formatos. Nossa avaliação resultou em materiais aprimorados, com um nível adequado de leitura, comunicando claramente os objetivos do programa, culturalmente relevante, com boa usabilidade e superior potencial de compreensão e ação.
Referências
ARMATO, K. & WEIBROD, B. BMT Patient Education: Consistency and Understandability in a Complex Population; Creating a Standardized Patient Education Process for Blood and Marrow Transplant, a Single Institution Experience in an Academic Medical Center. Biology of Blood and Marrow Transplantation, v. 25, n. 3, S83, 2019. https://doi.org/10.1016/j.bbmt.2018.12.189
BENEDETTI, T. R. B., MANTA, S. W., GOMEZ, L. S. R. & RECH, C. R. Logical model of a behavior change program for community intervention – Active Life Improving Health – VAMOS. Revista Brasileira de Atividade FÃsica & Saúde, v. 22, n. 3, p. 309-313, 2017. https://doi.org/10.12820/rbafs.v.22n3p309-313
BORGES, L. J., MEURER, S. T. & BENEDETTI, T. R. B. Effectiveness and maintenance of behavior change and exercise programs on depressive symptoms in older adults. Revista Brasileira de Atividade FÃsica & Saúde, v. 22, n. 2, p. 127-136, 2017. https://doi.org/10.12820/rbafs.v.22n2p127-136
BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Instituto Brasileiro de Geografia e EstatÃstica. Pesquisa Nacional por Amostra de DomicÃlios ContÃnua. Primeiro Trimestre de 2019.
BRITO, F. A., BENEDETTI, T. R. B., KONRAD, L. M., RIBEIRO, C. G. & ALMEIDA, F. A. Patient education materials assessment tool (PEMAT): translation and cultural adaptation to brazil. In: Annals of Behavioral Medicine, 53:S316-S316. Journals Dept, 2001. Evans RD, Cary, NC 27513 USA: Oxford Univ Press Inc., 2019.
BRITO, F.A., ZOELLNER, J. M., HILL, J., YOU, W., ALEXANDER, R., HOU, X. & ESTABROOKS, P. A. From Bright Bodies to i Choose: Using a CBPR Approach to Develop Childhood Obesity Intervention Materials for Rural Virginia. SAGE Open, v. 9, n. 1, p. 1-14, 2019. https://doi.org/10.1177/2158244019837313
BROOKE, J. SUS: a retrospective. Journal of Usability Studies, v. 8, n. 2, p. 29‑40, 2013.
DOAK, C., DOAK, L. & ROOT, J. Assessing Suitability of Materials. Teaching patients with low literacy skills. 12ª ed. Philadelphia (PA): J. B. Lippincott, 1996.
GERAGE, A. M., BENEDETTI, T. R. B., CAVALCANTE, B. R., FARAH, B. Q. & RITTI-DIAS, R. M. Efficacy of a behavior change program on cardiovascular parameters in patients with hypertension: A randomized controlled trial. Einstein (São Paulo), v. 18, eAO5227, p. 1-8, 2020. https://doi.org/10.31744/einstein_journal/2020ao5227
KANG, S. J. & LEE, M. S. Assessing of the audiovisual patient educational materials on diabetes care with PEMAT. Public Health Nursing, v. 36, n. 3, p. 379-387, 2019. https://doi.org/10.1111/phn.12577
KOH, H. K., BERWICK, D. M., CLANCY, C.M., BAUR, C., BRACH, C., HARRIS, L. M. & ZERHUSEN, E. L. New federal policy initiatives to boost health literacy can help the nation move beyond the cycle of costly ‘crisis care’. Health Affairs (Millwood), v. 31, n. 2, p. 434–443, 2012. https://doi.org/10.1377/hlthaff.2011.1169
KONRAD, L. M., TOMICKI, C., RIBEIRO, C. G., BEZERRA, J. B., MACIEL, E. C., RECH, C.R., PITANGA, F. J. G. & BENEDETTI, T. R. B. (2019). Length of stay in a behavior change program in Primary Health Care: “VAMOS†Program. Revista Brasileira de Atividade FÃsica & Saúde, 24: e0090. https://doi.org/10.12820/rbafs.24e0090
Lee, H., Kim, J., Yoo, R., & Lee, J. Y. (2016). Development and Evaluation of Cardiovascular Disease Prevention Education Materials for Middle-aged Korean-Chinese Female Workers: Applying Patient Education Materials Assessment Tool for Printable Materials (PEMAT-I). Journal Korean Academic Community Health Nursing, 27(3), 284-298. http://doi.org/10.12799/jkachn.2016.27.3.284
Lima, A. C. M. A. C. C., Bezerra, K. C., Sousa, D. M. N., Rocha, J. F., & Oriá, M. O. B. (2017). Construção e Validação de cartilha para prevenção da transmissão vertical do HIV. Acta Paulista de Enfermagem, 30(2), 181-189. https://doi.org/10.1590/1982-0194201700028
McClure, E., Jared, N. G., Vitzthum, K,. & Rudd, R. (2016). A Mismatch Between Patient Education Materials About Sickle Cell Disease and the Literacy Level of Their Intended Audience. Preventing Chronic Disease, 12(13), E64. http://dx.doi.org/10.5888/pcd13.150478
Meurer, S. T., Lopes, A. C. S., Almeida, F. A., Mendonça, R. D., & Benedetti, T. R. B. (2019). Effectiveness of the VAMOS Strategy for Increasing Physical Activity and Healthy Dietary Habits: A Randomized Controlled Community Trial. Health Education & Behavior , 46(3), 406-416. https://doi.org/10.1177/1090198118820095
Moreira, M. F., & Silva, M. I. T. (2005). Legibilidade do material educativo escrito para pacientes diabéticos. Online Brazilian Journal of Nursing, 4(2), 1-6.
Moura, I. H., Silva, A. F. R., Rocha, A. E. S. H., Lima, L. H. O., Moreira, T. M. M.; Silva, A. R. V. (2017). Construction and validation of educational materials for the prevention of metabolic syndrome in adolescents. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 25, e2934. https://doi.org/10.1590/1518-8345.2024.2934
Padrini-Andrade, L., Balda, R. C. X., Areco, K. C. N., Bandeira-Paiva, P., Nunes, M. V., Marba, S. T. M., ... Bonfim, O. (2019). Evaluation of usability of a neonatal health information system according to the user’s perception. Revista Paulista de Pediatria, 37(1), 90-96. https://doi.org/10.1590/1984-0462/;2019;37;1;00019
Pinheiro, D. G. M., Coelho, T. P. B., Silva, C. F. A., Silva, L. A., Chiesa, A. M., & Fracolli, L. A. (2018). Validação de conteúdo do programa de visita domiciliar para a dia de Mãe-Criança. Cogitare Enfermagem, 23(2), e54055. http://dx.doi.org/10.5380/ce.v23i2.54055
Pires, C., Vigário, M., & Cavaco, A. (2015). Readability of medicinal package leaflets: a systematic review. Revista de Saúde Pública, 49(4). https://doi.org/10.1590/S0034-8910.2015049005559
Rebar, A. L., Rhodes, R. E., & Gardner, B. (2019). How we are misinterpreting physical activity intention – behavior relations and what to do about it. International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity, 16(71). https://doi.org/10.1186/s12966-019-0829-y
Santos, I. C. R. V., Santos Júnior, J. L., Ribeiro, L. L., Xavier, R. F., Almeida, R. B., Morato, J. E. M. (2017). Usabilidade do sistema de classificação de feridas por cor – Ryb Wound Classification System. Ciência Cuidado e Saúde, 16(4), 1-7. https://doi.org/10.4025/cienccuidsaude.v16i4.34436
Santos, M. I. P. O., Portella, M. R., Scortegagna, H. M., & Santos, P. C. S. (2015), Letramento funcional em saúde na perspectiva da Enfermagem Gerontológica: revisão integrativa da literatura. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 18(3), 651-664. http://dx.doi.org/10.1590/1809-9823.2015.14080
Scherer, F. C., Gerage, A. M., Borges, L. J., Borges, R. A., Melo, F. C., Teixeira, D. C., & Benedetti, T. R. B. (2018). Efeito de dois programas na promoção da atividade fÃsica em idosos. Revista Brasileira de Atividade FÃsica & Saúde, 23:e-0034. https://doi.org/10.12820/rbafs.23e0034
Shoemaker, S. J., Wolf, M. S., & Brach, C. (2014). Development of the Patient Education Materials Assessment Tool (PEMAT): a new measure of understandability and actionability for print and audiovisual patient information. Patient Education Counseling, 96(3), 395-403. https://doi.org/10.1016/j.pec.2014.05
Silva, C. A. T., & Fernandes, J. L. T. (2009). Legibilidade dos Fatos Relevantes no Brasil. RAC-Eletrônica (Curitiba), 3(1), 142-158.
Sousa, C. S., Turrini, R. N. T., & Poveda, V. B. (2015). Tradução e adaptação do instrumento “Suitability Assessment of Materials†(SAM) para o português. Revista de Enfermagem UFPE on line, 9(5), 7854-7861. https://doi.org/10.5205/reuol.6121-57155-1-ED.0905201515
Souza, A. C., Alexandre, N. M. C., & Guirardello, E. B. (2017). Psychometric properties in instruments evaluation of reliability and validity. Epidemiologia e Serviços de Saúde, 26(3), 649-659. https://doi.org/10.5123/s1679-49742017000300022
WHO. (2017). Noncommunicable Diseases Progress Monitor, Geneva. DisponÃvel em: http://www.who.int/nmh/publications/en/. Acesso em 04 fev 2020.