Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Os debates sobre o pluralismo de idéias e a interdisciplinaridade na produção do conhecimento na Educação Física e áreas afins fizeram este projeto editorial constituir-se num veículo para a difusão de pesquisas que tematizam questões referentes à cultura corporal na sua interface com as ciências humanas e sociais, notadamente abordagens socioculturais, filosóficas e pedagógicas.

 

Políticas de Seção

Porta Aberta

Em conformidade com o projeto editorial original da revista, aceita textos de variados formatos, como artigos de revisão, ensaios, resenhas, entrevistas, resumos expandidos de teses/dissertações, divulgação de grupos de estudos, relatos de experiências institucionais ou em movimentos sociais, programas de formação continuada, etc.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Seção Temática

No formato de dossiê sobre tema escolhido e divulgado pela comissão editorial, publica textos de submissão espontânea (aprovados) assim como de demanda induzida (encomenda). Respeitada a temática indicada, o formato dos textos pode ser: artigos originais ou de revisão, ensaio, entrevista ou transcrição de palestras.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos Originais

Restrita à publicação de artigos decorrentes de pesquisas a respeito de diversas temáticas relevantes, específicas da Educação Física ou de natureza multidisciplinar, desde que pertinente ao escopo da revista e às demandas da produção do conhecimento na área.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Motrivivência adota o sistema de avaliação inter-pares (peer-to-peer) em duplo-cego, o que garante o anonimato e a impessoalidade de todo o processo. Os artigos submetidos serão avaliados inicialmente por dois pareceristas do corpo permanente de revisores da revista. Havendo discordância quanto ao parecer final entre os revisores, o texto será encaminhado a um terceiro revisor ad hoc, para desempate.

Com base nos pareceres, a comissão editorial emitirá aos autores um dos seguintes conceitos: aprovado para publicação, aprovado com correções obrigatórias, rejeitado para publicação.

Os artigos não aprovados serão arquivados.

 

Periodicidade

Anual - entre 1988 e 1997;

Semestral - entre 1998 e 2014;

Quadrimestral - a partir de 2015, com publicação de edições nos meses de maio, setembro e dezembro.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. É vedado o uso comercial de conteúdos disponibilizados nas edições da revista.

Solicita-se que, caso algum conteúdo da revista seja reutilizado com objetivos acadêmicos, seja citada a fonte.

 

Preservação Digital

Motrivivência se preocupa com o acesso ao conteúdo a longo prazo. Caso ocorra algum sinistro nos servidores, os arquivos digitais da revista estão preservados na Rede Cariniana, que utiliza o programa LOCKSS. O LOCKSS cria um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes, o qual permite que elas criem  arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

 

 

Como adquirir números anteriores

É preciso realizar uma consulta prévia, pois apenas algumas edições ainda estão disponíveis na versão impressa. Para tanto, deve-se entrar em contato com os envolvidos na organização da Revista:

LaboMídia (Bianca): (48) 3721-8615 ou

Editor - Giovani De Lorenzi Pires: giovani.pires@ufsc.br

 

Estatísticas da revista Motrivivência

http://stat.motrivivencia.periodicos.ufsc.br/awstats/awstats.pl

 

Redes sociais

Curta nossa página no facebook e acompanhe os informativos da Revista Motrivivência.