A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO HISTÓRICO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS (SC): levantamento dos eixos teórico-metodológicos e epistemológicos em documentos da Rede

Autores

  • Carmen Lúcia Nunes Vieira
  • Francisco Emílio de Medeiros

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O texto apresenta um levantamento dos principais eixos teórico-metodológicos referentes à inserção da Educação Física na Educação Infantil, presentes em quatro documentos da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis e na dissertação de mestrado de Débora Sayão. Procedeu-se uma re-leitura desses documentos com base numa análise documental combinada com alguns elementos da análise temática, uma modalidade de análise de conteúdo. Daí decorreu um quadro com sínteses dos principais eixos teórico-metodológicos a partir de unidades temáticas que mais se sobressaem nos documentos analisados. Por fim, uma leitura analítica, extraída das unidades temáticas contidas no quadro, inicia um exercício de reflexão sobre os principais eixos teórico-metodológicos que caracterizam a inserção da Educação Física na Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis.

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Publicado

2009-08-06

Como Citar

Vieira, C. L. N., & Medeiros, F. E. de. (2009). A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO HISTÓRICO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS (SC): levantamento dos eixos teórico-metodológicos e epistemológicos em documentos da Rede. Motrivivência, 19(29), 55–74. https://doi.org/10.5007/%x