ATIVIDADES NA NATUREZA, LAZER E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: refletindo sobre algumas possibilidades

Autores

  • Alcyane Marinho UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

RESUMO: O objetivo deste artigo é refletir sobre as atividades na natureza, o lazer e a educação ambiental como oportunidades privilegiadas para a reflexão e a experimentação lúdica, de extrema importância no processo de mudança para melhores condições de vida na Terra. Não isoladamente, mas em estreita relação com outros campos de atuação e formação, potencializando a participação e o engajamento crítico e criativo dos sujeitos. Neste contexto, a afetividade e o amor das e pelas pessoas devem ser a base para a construção de sociedades mais sustentáveis, a partir de diálogos e comprometimento entre as esferas política, econômica, sociocultural, educativa, etc. Desta forma, apresento algumas características, tendências e espaços de atuação relativos às atividades na natureza, destacando que elas podem, efetivamente, oferecer oportunidades para o desenvolvimento de uma sensibilidade mais profunda, contribuindo para o despertar de uma responsabilidade ambiental coletiva, impulsionando, até mesmo, o estabelecimento de políticas em níveis local e global. Palavras-chave: Lazer, natureza, educação ambiental, afetividade.

Biografia do Autor

Alcyane Marinho, UNICAMP

Doutoranda do Departamento de Estudos do Lazer - Faculdade de Educação Física/UNICAMP. Membro do Laboratório de Estudos do Lazer (LEL) UNESP/Rio Claro (

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Publicado

2004-01-01

Como Citar

Marinho, A. (2004). ATIVIDADES NA NATUREZA, LAZER E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: refletindo sobre algumas possibilidades. Motrivivência, (22), 47–70. https://doi.org/10.5007/%x