A COPA E A MÍDIA: reflexões sobre a mais-valia ideológica, a soberania comunicacional e o jornalismo

Autores

  • Elaine Tavares

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2009n32-33p156

Resumo

  O texto traz uma reflexão sobre a forma como a mídia comercial tem atuado no que diz respeito ao anúncio das benesses da realização da Copa do Mundo no Brasil em 2014. A análise se faz a partir dos conceitos de mais-valia ideológica, proposto por Ludovico Silva, soberania comunicacional, uma construção coletiva dos comunicadores populares venezuelanos e brasileiros, e o jornalismo como forma de conhecimento, proposto por Adelmo Genro Filho. Parte-se da pedagogia de sedução capitalista, incensada pela mídia, e chega-se a propostas de controle popular soberano e jornalismo libertador.

Downloads

Publicado

2010-10-13

Como Citar

Tavares, E. (2010). A COPA E A MÍDIA: reflexões sobre a mais-valia ideológica, a soberania comunicacional e o jornalismo. Motrivivência, (32-33), 156–177. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2009n32-33p156

Edição

Seção

DOSSIÊ ESPECIAL: 2007-2016 A Década dos Megaeventos Esportivos no Brasil