HOMOAFETIVIDADE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AGORA?

Autores

  • João Marcos Aquino UCDB
  • Vera Lícia Baruki UCDB
  • Norma Rejane Ribas UCDB
  • Mirian Lange Noal UCDB

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2008n30p61

Resumo

Este artigo tem como objetivo verificar a atuação do professor de Educação Física diante da questão da homoafetividade em suas aulas. Para alcançar os objetivos, este estudo apropriou-se da pesquisa de campo de caráter qualitativo e contou com a participação de cinco sujeitos homoafetivos (18 a 26 anos), cinco sujeitos heteroafetivos e cinco professores de Educação Física de ambos os sexos, que foram submetidos a uma entrevista semi-estruturada com perguntas formuladas sob três pontos fundamentais: participação nas aulas de educação física, atitudes preconceituosas e postura profissional. Feita a coleta de dados as entrevistas foram transcritas para posterior análise mediante o procedimento da Análise de Discurso. Deste estudo observamos que a atuação dos professores de Educação Física frente as questões da homoafetividade ainda não é presente nas aulas, a não ser quando surge uma situação de conflito entre os alunos, mas não é tratado como conteúdo ou presente neles. Este assunto aparece nas aulas de Educação Física por situações provocadas pelo corpo discente.

Biografia do Autor

João Marcos Aquino, UCDB

Graduado em Educação Física pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Vera Lícia Baruki, UCDB

Mestre em Educação Especialista em Preparação Física Docente do Curso de Educação Física da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Norma Rejane Ribas, UCDB

Mestre em Ciências do Movimento Humano (UFSM) Coordenadora do curso de Educação Física da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Mirian Lange Noal, UCDB

Doutorado em Doutorado em Educação . Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. Mestrado em Educação - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil. Docente do Curso de Educação Física (Universidade Católica Dom Bosco - UCDB)

Downloads

Publicado

2009-12-11

Como Citar

Aquino, J. M., Baruki, V. L., Ribas, N. R., & Noal, M. L. (2009). HOMOAFETIVIDADE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AGORA?. Motrivivência, (30), 61–75. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2008n30p61