AS DANÇAS FOLCLÓRICAS E POPULARES NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: possibilidades e desafios

Autores

  • Silvia Pavesi Sborquia Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Marcos Garcia Neira Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2008n31p79

Resumo

Inspirado nas teorias pós-críticas da educação, o currículo da Educação Física tenciona posicionar os educandos como sujeitos no alcance de uma sociedade mais justa e menos desigual. Ao conceber o currículo como campo político em que se constroem as identidades dos indivíduos, é fundamental que a variedade do patrimônio cultural corporal dos grupos que coabitam a sociedade seja problematizada no ambiente escolar. Desconstruindo o privilégio destinado às danças da cultura midiática na escola, o presente artigo defende a vivência e o estudo das danças folclóricas e populares. Para tanto, fundamenta-se nos Estudos Culturais e sugere encaminhamentos para a prática pedagógica.

Biografia do Autor

Silvia Pavesi Sborquia, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Marcos Garcia Neira, Universidade de São Paulo

Professor Doutor na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2010-07-09

Como Citar

Sborquia, S. P., & Neira, M. G. (2010). AS DANÇAS FOLCLÓRICAS E POPULARES NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: possibilidades e desafios. Motrivivência, 20(31), 79–98. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2008n31p79