Epistemologia da educação física: análise da produção científica do programa de pós-graduação da faculdade de educação física da Unicamp (1991-2008)

Autores

  • Julia Paula Motta de Souza Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2011v23n36p247

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma síntese dos resultados de uma pesquisa sobre a produção científica do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação Física da UNICAMP de 1991 a 2008. O estudo tomou como referência a análise epistemológica, considerada como meta-análise, ou estudos de segunda ordem, que procuram a compreensão a respeito da investigação científica de um determinado campo do conhecimento - primeira ordem - e pretende estimular na ciência um processo de auto-reflexão e autocrítica sobre seus resultados e sobre os processos e condições da sua produção. A análise foi composta de duas dimensões: a lógica que articula os elementos da produção do conhecimento pretendida em cada pesquisa e a histórica que busca compreender as condições materiais e político-sociais que determinam essa produção. Algumas questões teórico-metodológicas emergiram com a análise destes resultados como: a) a distinção entre fato e valor, ou entre conhecimento e interesse; b) diferenças e aproximações entre as ciências naturais e as ciências humanas no campo científico da educação física; c) a manifestação das novas epistemologias; d) a alternativa crítica como opção para mudança do quadro que está posto, já que mais do que quantidade de pesquisas científicas é preciso se decidir sobre o tipo de ciência que é necessário produzir. A responsabilidade social do pesquisador pode vir da consciência crítica de que a ciência não é neutra e que esta não neutralidade começa na escolha do próprio problema de pesquisa e na forma de se aproximar dele.

Biografia do Autor

Julia Paula Motta de Souza, Unicamp

Doutoranda em Educação pela UNICAMP, Departamento de Filosofia e História da Educação(DEFHE) / Grupo Paidéia/Linha Episteduc (Epistemologia e teorias da educação). Contato: juliapaulams@gmail.com.

Downloads

Publicado

2011-01-01

Como Citar

Motta de Souza, J. P. (2011). Epistemologia da educação física: análise da produção científica do programa de pós-graduação da faculdade de educação física da Unicamp (1991-2008). Motrivivência, (36), 247–267. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2011v23n36p247