Trabalho e lazer na infância e adolescência no século XXI: direito social ou inclusão excludente?

Autores

  • Graziany Penna Dias Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ/RJ (Núcleo Juiz de Fora/MG).
  • Marcelo Silva dos Santos Faculdade Sudamérica de Cataguenses/MG

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2011v23n36p291

Resumo

O presente artigo tem por intenção discutir as relações entre trabalho, lazer, infância e adolescência, hodiernamente, com base nas mudanças por que vem passando os países do capitalismo periférico na América Latina. Trabalho e lazer são esferas centrais e indissociáveis para o ser humano e as quais ele não pode prescindir para existir. O que se vem constatando é que essas vêm passando por um processo de inclusão excludente. Faz-se necessário resgatar a partir da infância e da adolescência a visão do ser humano, enquanto sujeito coletivo e histórico capaz de produzir e transformar a realidade que o cerca.

Biografia do Autor

Graziany Penna Dias, Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ/RJ (Núcleo Juiz de Fora/MG).

Professora de Educação Física, Mestre em Educação e membro/pesquisador do Grupo de Estudo Trabalho, Educação e Materialismo Histórico (GETEMHI) e do Coletivo de Estudos de Política Educacional – Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ/RJ (Núcleo Juiz de Fora/MG). Contato:graziany.dias@ifsudestemg.edu.b

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Marcelo Silva dos Santos, Faculdade Sudamérica de Cataguenses/MG

Professor da Faculdade Sudamérica no curso de Licenciatura em Educação Física na cidade de Cataguases/MG e da Rede Municipal de Juiz de Fora/MG. Contato: marceloss2003@ig.com.br

 

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Publicado

2011-01-01

Como Citar

Dias, G. P., & Silva dos Santos, M. (2011). Trabalho e lazer na infância e adolescência no século XXI: direito social ou inclusão excludente?. Motrivivência, (36), 291–305. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2011v23n36p291