O Programa Segundo Tempo e seu processo de capacitação: análise e proposições

Autores

  • Heitor de Andrade Rodrigues UNICAMP
  • Luiz Gustavo Bonatto Rufino UNESP
  • Osmar Moreira de Souza Júnior UNICAMP
  • Silvano da Silva Coutinho USP

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2012v24n38p108

Resumo

O presente estudo objetivou refletir sobre o modelo de capacitação do “Programa Segundo Tempo”, buscando-se realizar proposições visando o aprofundamento da compreensão sobre a capacitação regional, incluindo novos olhares para esse processo. Para isso, realizou-se uma discussão sobre os temas: o processo de capacitação; os limites impostos ao atual modelo de capacitação; possíveis caminhos para qualificação do trabalho. Por fim, apresentou-se uma proposta complementar ao atual modelo de capacitação, a partir dos pressupostos da racionalidade prática, visando o aprimoramento dos processos de capacitação, valorizando ações reflexivas oriundas da prática, para que sejam viabilizadas melhorias efetivas nas ações do programa.

Biografia do Autor

Heitor de Andrade Rodrigues, UNICAMP

Mestre em Ciências da Motricidade (UNESP/ Rio Claro) e doutorando em Educação Física (UNICAMP/ Campinas). Contato: triheitor@yahoo.com.br.

 

Luiz Gustavo Bonatto Rufino, UNESP

Mestrando do Programa Interdisciplinar de Desenvolvimento Humano e Tecnologias da Unesp Rio Claro. Graduado em Educação Física (bacharel) por esta mesma instituição. Contato: gustavo_rufino_6@hotmail.com.

Osmar Moreira de Souza Júnior, UNICAMP

Professor assistente do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) da UFSCar, mestre em Ciências da Motricidade pela Unesp - Rio Claro e doutorando em Educação Física pela Unicamp. Contato: osmar@ufscar.br.

Silvano da Silva Coutinho, USP

Professor Assistente do Curso de Educação Física da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, pós doutorando no Programa de Enfermagem em Saúde Publica - Universidade de São Paulo - EERP/USP e bolsista de pós doutorado Júnior - CNPq. Contato: silvano.unicentro@gmail.com.

Downloads

Publicado

2012-09-13

Como Citar

Rodrigues, H. de A., Rufino, L. G. B., de Souza Júnior, O. M., & Coutinho, S. da S. (2012). O Programa Segundo Tempo e seu processo de capacitação: análise e proposições. Motrivivência, (38), 108–122. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2012v24n38p108

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)