Os impactos da política educacional de municipalização frente à presença do professor de educação física nas séries iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Cássia Maria Hess USJT
  • Eliana Toledo Ishibashi UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2012v24n39p151

Resumo

 

As políticas educacionais e a legislação, ainda que tenham boas intenções, nem sempre colaboram para a transformação da realidade. Este artigo analisará os impactos da municipalização na presença do professor de Educação Física nas séries iniciais do E.F. Sendoqualitativo, descritivo e documental, a amostra foi composta por 12 cidades, 32 professores e 15 diretores, que responderam um questionário. Concluímos que antes da municipalização 60% das escolas já tinham professores formados em Educação Física lecionando as aulas nas séries iniciais do Ensino Fundamental e atualmente, após a municipalização, 100% dos professores já são graduados na área.

Biografia do Autor

Cássia Maria Hess, USJT

Possui graduação em Educação Física pela Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista (2005) e em Pedagogia pela UNIMES (2009). É especialista em Fisiologia do Exercício na UNIFESP (2009) e Educação Física Escolar na UNIFMU (2010). Mestre em Educação Física pela USJT.Tem experiência na área de recreação, academia, educação física escolar e atualmente é coordenadora do núcleo pedagógico de Educação Física na Diretoria de Ensino Centro do Estado de SP. Participou do grupo de estudos GEPEFE- USJT (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar

Eliana Toledo Ishibashi, UNICAMP

É formada em Licenciatura em Educação Física e Bacharel em Treinamento em Esportes pela Faculdade de Educação Física - FEF/UNICAMP (1995), mestre em Educação Física pela FEF/UNICAMP (1999), e doutora em História pela PUCSP (2010). Possui experiência em diferentes áreas da Educação Física, na graduação e pós-graduação, com ênfase em: Ginástica, História (da Ginástica e Educação Física), e Educação Física escolar tendo também atuado na área do Folclore e do gerenciamento esportivo. Nas áreas principais de atuação possui publicações de artigos, 8 capítulos de livros e 1 como organizadora. Atualmente é diretora da GÍMNICA - BIBLIOTECA VIRTUAL DE GINÁSTICA e leciona na UNICAMP.

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Publicado

2012-12-05

Como Citar

Hess, C. M., & Ishibashi, E. T. (2012). Os impactos da política educacional de municipalização frente à presença do professor de educação física nas séries iniciais do ensino fundamental. Motrivivência, (39), 151–163. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2012v24n39p151