A inserção dos conteúdos de Educação Física no ENEM: entre a valorização do componente curricular e as contradições da democracia

Autores

  • Anoel Fernandes PUC/SP LETPEF (UNESP/Rio Claro)
  • Heitor Andrade Rodrigues UNICAMP Letpef (UNESP/Rio Claro)
  • Tiago Aparecido Nardon

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2013v25n40p13

Resumo

 

O presente ensaio teve como intuito discutir a inserção dos conteúdos de Educação Física no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para tanto, situa o referido exame no cenário da educação nacional, buscando evidenciar o paradoxo representado por uma avaliação dita “democrática”, que cobra dos alunos os conteúdos de uma disciplina – Educação Física – que uma parcela de alunos por estudarem no período noturno não tem acesso.

 

Biografia do Autor

Anoel Fernandes, PUC/SP LETPEF (UNESP/Rio Claro)

Doutorando em Educação: história, política, sociedade (PUC/SP)

Heitor Andrade Rodrigues, UNICAMP Letpef (UNESP/Rio Claro)

Doutorando em Educação Física pela UNICAMP

Tiago Aparecido Nardon

Especialista em Educação Física Escolar (UFSCar/ São Carlos)

LETPEF (UNESP/ Rio Claro)

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Publicado

2013-07-03

Como Citar

Fernandes, A., Rodrigues, H. A., & Nardon, T. A. (2013). A inserção dos conteúdos de Educação Física no ENEM: entre a valorização do componente curricular e as contradições da democracia. Motrivivência, (40), 13–24. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2013v25n40p13

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