Um diálogo sobre a cultura corporal e as dimensões dos conteúdos dentro de uma teia de relações

Autores

  • Raquel Firmino Magalhães Barbosa Universidade de Cuiabá

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2013v25n41p281

Resumo

 

Este artigo tem como objetivo buscar uma reflexão sobre a relação da  cultura corporal e sua aplicação na Educação Física Escolar com as dimensões do conteúdo e os pilares da educação no processo de ensino-aprendizagem e na prática pedagógica. Questiona se o professor de Educação Física ao lidar com os conteúdos da cultura corporal teria o conhecimento imediato para desenvolver as capacidades nos educandos de uma maneira que encontrem sentido no que fazem? Verifica-se a importância de compreender os elementos do processo educacional e também seus objetivos e conteúdos como uma verdadeira teia educacional.Palavras-chave: Cultura corporal; Dimensão dos conteúdos; Processo ensino-aprendizagem; Prática pedagógica

 

Biografia do Autor

Raquel Firmino Magalhães Barbosa, Universidade de Cuiabá

Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física e Desportos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), Especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Lavras (2010) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2011). Membro do grupo de pesquisa corporeidade e ludicidade, GPECOL-UFMT (2010 - Atual). Atualmente é Professora-pesquisadora da Universidade de Cuiabá, Professora de Pós-graduação Latu Sensu do Instituto Panamericano de Educação e Faculdade Católica Rainha da Paz. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Escolar Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: brincadeiras infantis, infância, imaginário, ludicidade, desenho animado, natação, atletismo, formação de professor, aptidão física, atividade de academia, artes marciais e personal trainer.

Downloads

Publicado

2013-11-26

Como Citar

Magalhães Barbosa, R. F. (2013). Um diálogo sobre a cultura corporal e as dimensões dos conteúdos dentro de uma teia de relações. Motrivivência, (41), 281–289. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2013v25n41p281

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)