As dimensões da avaliação na Educação Física Escolar: uma análise da produção do conhecimento

Autores

  • Marcos Santos Ferreira Universidade Gama Filho/Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • João Gabriel de Mello Escola Sesc de Ensino Médio

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2014v26n42p146

Resumo

O objetivo desteartigo é caracterizar a produção científica sobre avaliação na Educação FísicaEscolar e analisar seu conteúdo no que diz respeito às dimensões cognitiva,motora e atitudinal. Revisa nove periódicos da Educação Física brasileira eencontra 15 artigos para análise. Os resultados apontam que os instrumentosavaliativos mais citados nos artigos são as provas teóricas, os trabalhos depesquisa, as provas práticas, a observação docente e a autoavaliação, os doisúltimos presentes nas três dimensões. Ao fim, o artigo enfatiza a subjetividadedos instrumentos avaliativos da dimensão atitudinal e uma possível negligênciada avaliação do domínio motor.

Biografia do Autor

Marcos Santos Ferreira, Universidade Gama Filho/Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor emCiências pela ENSP/Fiocruz, professor adjunto da UERJ e da UGF. Interessa-sepelo estudo da promoção da atividade física e da promoção da saúde no âmbito daEducação Física escolar.

João Gabriel de Mello, Escola Sesc de Ensino Médio

Mestre em Educação Física pela Universidade GamaFilho. Professor da Escola Sesc de Ensino Médio.

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Publicado

2014-06-16

Como Citar

Ferreira, M. S., & de Mello, J. G. (2014). As dimensões da avaliação na Educação Física Escolar: uma análise da produção do conhecimento. Motrivivência, 26(42), 146–160. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2014v26n42p146