Contribuição à crítica da formação de professores de Educação Física: em defesa da Licenciatura Ampliada

Autores

  • Ediberto Ferreida de Almeida Universidade Federal da Bahia (UFBA).
  • William José Lordelo Silva Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e professor da Faculdade Maria Milza (FAMAM).

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2014v26n43p104

Resumo

O presente artigo tem por objetivo contribuir para a crítica às bases que fundamentam a formação de professores de Educação Física dando ênfase nos pontos que não foram consenso durante a elaboração das Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Física (DCNEF). Compreendemos que as atuais Diretrizes estão alicerçadas às pedagogias do capital, não contribuindo dessa maneira para a formação humana. Desse modo, apontamos a necessidade de superação das DCNEF, defendendo a construção da Licenciatura Ampliada enquanto proposta de formação que atenda aos interesses da classe trabalhadora por ter uma concepção pautada no pleno desenvolvimento humano e de superação da atual sociedade.

Biografia do Autor

William José Lordelo Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e professor da Faculdade Maria Milza (FAMAM).

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

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Publicado

2014-11-12

Como Citar

Almeida, E. F. de, & Silva, W. J. L. (2014). Contribuição à crítica da formação de professores de Educação Física: em defesa da Licenciatura Ampliada. Motrivivência, 26(43), 104–117. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2014v26n43p104