Ancoragem da representação social da educação física escolar nas abordagens teóricas da educação física

Autores

  • Fátima Ferreira Vasconcelos SEERJ, Colégio Cruzeiro, Universidade Souza Marques
  • Pedro Humberto Faria Campos UNESA( Universidade Estácio de Sá), UERJ( Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2014v26n43p164

Resumo

Este estudo se propôs investigar a prática da Educação Física nas escolas sob a ótica da Teoria das Representações Sociais na busca da identificação da ancoragem das representações sociais nos Modelos Teóricos desta disciplina. Baseado em estudo anterior onde a representação social identificada está fundamentada nos elementos: LÚDICO e DESENVOLVIMENTO como elementos centrais, os resultados obtidos no atual estudo indicam que a Representação Social identificada está ancorada nas abordagens: Desenvolvimentista e Psicomotora. Podemos sugerir ainda que a prática da Educação Física Escolar está a serviço do DESENVOLVIMENTO e este desenvolvimento é promovido principalmente por meio de estratégias LÚDICAS e ESPORTIVAS.

 

Biografia do Autor

Fátima Ferreira Vasconcelos, SEERJ, Colégio Cruzeiro, Universidade Souza Marques

Possuo Mestrado em Educação pela UNESA (2012) , Licenciatura plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991) Pós-graduação em Psicomotricidade pelo IBMR (1992), Especialização em Práticas psicomotoras pelo Instituto Antrhopos (1994), e titulação em Psicomotricidade pela Sociedade Brasileira de Psicomotricidade. Atualmente sou docente do curso de Pós-graduação Latu sensu em Psicopedagogia nas disciplinas de Educação Psicomotora e neurociência aplicada à educação da Universidade Souza Marques e AVM; Psicomotricista do Colégio Cruzeiro; Instrutora especializada da Secretaria de Educação do Governo do Estado do Rio de Janeiro e Orietadora Educacional da E. E. Victor Hugo; tutora dos cursos: "Psicomotricidade no ambiente escolar e" e Neurociência aplicada à educação" do pelo grupo de formação continuada GPEC; componente do grupo de pesquisa sob orientação do Professor Pedro Humberto Campos no programa de pós-graduação Strictu Sensu em Educação da UNESA, tenho experiência em docência superior nas áreas de Psicomotricidade e Neurociências, em educação com Psicomotricidade e Educação Física e pesquisa em Representações Sociais. Possuo ainda publicações com ênfase nos temas: psicomotricidade, desenvolvimento psicomotor, integração sensorial e desenvolvimento infantil, neuroeducação. (Texto informado pelo autor)

Pedro Humberto Faria Campos, UNESA( Universidade Estácio de Sá), UERJ( Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Bolsista de produtividade do CNPq, Nível2. Graduado em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás (1988), Mestrado em Psicologia Social (DEA)- Universite de Provence (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1994) e Doutorado em Psicologia Social pela Universite de Provence (1998). Atualmente é professor da UNESA e da UERJ. Atual Coordenador do GT de Representações Sociais da ANPEPP e Ex-Secretário Geral da SBP.Tem experiência em projetos e programas de intervenção nas áreas de saúde mental e adolescência em situação de risco e conflito com a lei. Sua linha de pesquisa principal é o estudo das estruturas e dinâmicas das Representações Sociais, com especial enfoque no estudo das relações entre práticas sociais e representações, incluindo o estudo da mediação semiótica e dos processos de transformação das representações sociais. Temas atuais de estudo: práticas docentes, exclusão social, violência nas escolas, trânsito, HIV e globalização..

Downloads

Publicado

2014-11-12

Como Citar

Vasconcelos, F. F., & Campos, P. H. F. (2014). Ancoragem da representação social da educação física escolar nas abordagens teóricas da educação física. Motrivivência, 26(43), 164–182. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2014v26n43p164