As possibilidades de atuação da Educação de Jovens e adultos para a relação intergeracional na Educação em Direitos Humanos

Autores

  • Christiane de Holanda Camilo Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2014v26n43p245

Resumo

A intergeracionalidade nas relações sociais é parte intrínseca da constituição das sociedades e assume diferentes contornos na história da humanidade pacificando ou tensionando estas relações em vários campos como na família, na política, no Estado e na escola. A presença preponderante de uma grande população jovem no Brasil na segunda metade do século XX, nas décadas de 70 e 90 contrapõe-se às estimativas de crescente envelhecimento da população já na metade do século XXI. A reflexão apresentada neste artigo de revisão bibliográfica discute como a questão da intergeracionalidade em uma modalidade de educação marcada preponderantemente pelas diferenças etárias entre os seus sujeitos, a Educação de Jovens e Adultos, pode ser melhor compreendida e tratada dentro das dimensões da área da Educação Física, pois este campo do conhecimento, permite a discussão, análise e vivência das discrepâncias etárias de forma integral na aprendizagem corporal, tendo em vista que todas as relações de poder da sociedade assim como a estabelecida entre a hierarquia etária se realizam no corpo.

Biografia do Autor

Christiane de Holanda Camilo, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutoranda em Sociologia (UFG), Mestre em Direitos Humanos (UFG). Bolsista CAPES/CNPQ. Professora, pesquisadora no Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Direitos Humanos e da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás.

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Publicado

2014-11-12

Como Citar

Camilo, C. de H. (2014). As possibilidades de atuação da Educação de Jovens e adultos para a relação intergeracional na Educação em Direitos Humanos. Motrivivência, 26(43), 245–261. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2014v26n43p245