Ensino da ginástica na escola pública: as três dimensões do conteúdo e o desenvolvimento do pensamento crítico

Autores

  • Daniel Teixeira Maldonado Doutorando pela USJT e professor da rede municipal de ensino
  • Daniel Bocchini Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n44p164

Resumo

Esse estudo descreve a experiência de um projeto nas aulas de Educação Física onde os autores tematizaram as ginásticas. Realizado durante o 2° semestre de 2014 para alunos do 8º ano do ensino fundamental, de uma escola municipal localizada na zona leste do município de São Paulo, a pesquisa teve como enfoque as três dimensões do conteúdo. Na dimensão procedimental os alunos vivenciaram algumas ginásticas (rítmica, artística e acrobática) de acordo com as possibilidades de material, infraestrutura e habilidade motora no contexto escolar. Na dimensão conceitual foram realizadas aulas expositivas, análise de filmes e debates para que os alunos compreendessem o contexto histórico, as principais provas e as capacidades físicas utilizadas nessas práticas corporais. Na dimensão atitudinal foram realizadas discussões envolvendo as relações de gênero e de preconceito racial.

Biografia do Autor

Daniel Teixeira Maldonado, Doutorando pela USJT e professor da rede municipal de ensino

Doutorando em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu e professor da rede municipal de ensino de São Paulo.

São Paulo - SP -Brasil

Estrada Velha da Penha nº 265, bloco 4 apto 41.

20912388 / 971344516

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4423206H7

Daniel Bocchini, Universidade Nove de Julho

Doutorando em Educação pela Universidade Nove de Julho e professor da rede municipal de ensino de São Paulo.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do

 

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Publicado

2015-05-04

Como Citar

Maldonado, D. T., & Bocchini, D. (2015). Ensino da ginástica na escola pública: as três dimensões do conteúdo e o desenvolvimento do pensamento crítico. Motrivivência, 27(44), 164–176. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n44p164

Edição

Seção

Porta Aberta

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