Narrativas de formação continuada: sentidos produzidos por professores de Educação Física

Autores

  • Igor Câmara Luiz Professor de Educação Física da Prefeitura Municipal da Serra. Professor Universitário da Rede Doctum de Ensino.
  • André da Silva Mello Professor do Curso de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo.
  • Silvana Ventorim Professora do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.
  • Wagner dos Santos Professor do Curso de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n44p93

Resumo

Discute os sentidos atribuídos por 14 professores de Educação Física sobre suas experiências com os processos de formações continuadas. Trata-se de uma pesquisa narrativa (auto)biográfica, que utilizou grupos focais e entrevistas como instrumentos para produção dos dados. Os colaboradores são seis professores e oito professoras das redes municipais de Serra, Vitória e Viana, municípios da região metropolitana da Grande Vitória/ES. As análises indicam que os sentidos atribuídos estão relacionados com a necessidade coletiva de reorganização das formações instucionalizadas em diálogo com os interesses políticos dos professores e com a especificidade da Educação Física como componente curricular. De maneira geral, os professores consideram as formações focadas na prática e no exercício da docência como as que melhores traduzem suas expectativas. A prática aparece como um saber fazer a ser apropriado das formações continuadas para ser vivenciado na escola; um saber que, ao ser apreendido, é ressignificado para produzir outras experiências.

Biografia do Autor

Igor Câmara Luiz, Professor de Educação Física da Prefeitura Municipal da Serra. Professor Universitário da Rede Doctum de Ensino.

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professor Universitário da Rede Doctum de Ensino. Serra-ES.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4359423E5

André da Silva Mello, Professor do Curso de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo.

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e Doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho (2007).

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795610D7

Silvana Ventorim, Professora do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1997) e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005).

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4713760U2

Wagner dos Santos, Professor do Curso de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo.

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2010).

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764974A5

Downloads

Publicado

2015-05-04

Como Citar

Luiz, I. C., Mello, A. da S., Ventorim, S., & dos Santos, W. (2015). Narrativas de formação continuada: sentidos produzidos por professores de Educação Física. Motrivivência, 27(44), 93–108. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n44p93

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>