Pedagogia do esporte: tornando o jogo possível no judô infantil

Autores

  • Reinaldo Naia Cavazani Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP; Prefeitura Municipal de Hortolândia - PMH
  • Riller Silva Reverdito Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade do Estado de Mato Grosso. http://orcid.org/0000-0003-0556-9151
  • Alexandre Janotta Drigo Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP Rio Claro
  • Alcides José Scaglia Faculdade de Ciências Aplicadas – FCA/UNICAMP-LEPE
  • Paulo César Montagner Faculdade de Educação Física – FEF/UNICAMP
  • Roberto Rodrigues Paes Faculdade de Educação Física – FEF/UNICAMP-GEPESP

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n47p177

Resumo

O presente artigo tem como objetivo tratar dos procedimentos pedagógicos para o ensino, vivência e aprendizagem do Judô infantil, contemplando os referenciais técnico-táticos, socioeducacional e histórico-cultural. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica de caráter crítico-reflexivo e propositivo aplicado ao Judô, de acordo com a concepção de tornar o Jogo Possível. O Jogo Possível consiste em um conjunto de procedimentos pedagógicos que, nos planos do conteúdo, metodologia e didática, busca gerir e garantir os objetivos do processo de ensino, vivência e aprendizagem do Judô, por meio da observação das relações que se estabelecem entre os personagens, o contexto, as finalidades e os significados do esporte, a fim de garantir um olhar amplo para o fenômeno esportivo.

Biografia do Autor

Reinaldo Naia Cavazani, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP; Prefeitura Municipal de Hortolândia - PMH

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991). Mestre em Ciências da Motricidade na Unesp - campus de Rio Claro. Atualmente, professor de Educação Física no ensino fundamental do sistema educacional UNICAMP e professor de educação física - judô da Prefeitura Municipal de Hortolândia. Tem experiência na área de Educação Física escolar, treinamento em lutas e coordenação de professores.

Riller Silva Reverdito, Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade do Estado de Mato Grosso.

possui graduação em Educação Física pela Faculdade Adventista de Hortolândia, Universidade Adventista de São Paulo (FAECH/UNASP), Especialização em Pedagogia do Esporte Escolar pela Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP) e Mestrado em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (FACIS/UNIMEP) na área de concentração Movimento Humano, Cultura e Educação. Atualmente é Doutorando em Educação Física na Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas - FEF/UNICAMP (área de Biodinâmica do Movimento e Esporte) e docente da Faculdade de Ciências da Saúde, curso de Educação Física, da Universidade do Estado de Mato Grosso (FACIS/UNEMAT). Atua na área de Educação Física e Esporte, na linha de pesquisa Movimento Humano, Lazer e Educação, com ênfase em Estudos Aplicados em Pedagogia do Esporte, Educação Física Escolar, Teoria do Jogo e Desenvolvimento Humano. 

Alexandre Janotta Drigo, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP Rio Claro

Possui graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), graduação em Bacharelado Em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), Mestrado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e Doutorado em Educação Física pelo DCE da FEF/ Unicamp (2007). Atualmente está credenciado como Docente e orientador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Motricidade pela mesma instituição. Tem experiência na área de Educação Física e Biologia, com ênfase na Formação Profissional em Educação Física, atuando principalmente com os seguintes temas: Judô, Artes Marciais, Formação Profissional em Educação Física, Fisiologia e Metodologia do Treinamento Desportivo.

Alcides José Scaglia, Faculdade de Ciências Aplicadas – FCA/UNICAMP-LEPE

Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1995), bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1995), mestre em Pedagogia do Esporte pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutor em Pedagogia do Movimento pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Tem experiência na área de Educação Física e Esportes, desenvolvendo estudos, projetos e pesquisas nas áreas da: educação física escolar e Pedagogia do Esporte, com ênfase em metodologia de ensino-treinamento dos jogos coletivos de invasão, futebol da iniciação ao treinamento e pedagogia do jogo. Atualmente é docente na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) no curso de Ciências do Esporte da UNICAMP, responsável/líder pelas pesquisas do LEPE (Laboratório de Estudos em Pedagogia do Esporte), pesquisador do Ludens - USP e coordenador de Graduação da FCA (UNICAMP).

Paulo César Montagner, Faculdade de Educação Física – FEF/UNICAMP

É graduado em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1894), Mestre em Filosofia da Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1993) e Doutor em Educação Física pela Universsidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é Professor Doutor da Unicamp, sendo Diretor da FEF-Unicamp na gestão 2006-2010. Tem experiência em Educação Física e Esporte, com ênfase na área de Ciências do Esporte, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos Pedagógicos do Esporte, Ensino do Esporte, Iniciação e Treinamento em Esporte, Estudo da Gestão e diferentes estruturas do Esporte, Formação em Educação Física e Esporte, Basquetebol.

Roberto Rodrigues Paes, Faculdade de Educação Física – FEF/UNICAMP-GEPESP

Possui Graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1979), Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1989) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Atualmente é Professor Titular pela Universidade Estadual de Campinas. Foi membro do Grupo de Trabalho Instituído pelo Ministério Extraordinário dos Esportes no âmbito do Instituto Nacional de Desenvolvimento do Desporto, que teve por finalidade assessorar o Instituto no processo de implantação do Programa Esporte Educacional (1996-2000) no Brasil; Membro da Comissão de Especialistas de Ensino da Área de Educação Física- Ministério da Educação - Secretaria da Educação Superior (2000-2002), Coordenador de Extensão da Faculdade de Educação Física da Unicamp (1990-1995); Diretor Associado da Faculdade de Educação Física da Unicamp (1998-2002); Diretor da Faculdade de Educação Física da Unicamp (2002-2006); Lider do Grupo de Estudos em Pedagogia do Esporte (GEPESP) credenciado no CNPq desde 2006; Diretor Executivo da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp-FUNCAMP (2008-2010); Prefeito do Campus da Universidade Estadual de Campinas (2009-2012) e Pró-Reitor de Desenvolvimento Universitário da Universidade Estadual de Campinas no período de 07 de junho de 2012 a 30 de abril de 2013. Atua principalmente nos seguintes temas: pedagogia do esporte, esporte, basquetebol, educação física e jogos coletivos. Atualmente é membro da Academia Brasileira de Treinadores do Instituto Olímpico Brasileira (a partir de 2013).

Downloads

Publicado

2016-05-25

Como Citar

Cavazani, R. N., Reverdito, R. S., Drigo, A. J., Scaglia, A. J., Montagner, P. C., & Paes, R. R. (2016). Pedagogia do esporte: tornando o jogo possível no judô infantil. Motrivivência, 28(47), 177–190. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n47p177

Edição

Seção

Porta Aberta

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)