A Educação Física na BNCC: concepções e fundamentos políticos e pedagógicos

Autores

  • Telma Adriana Pacifico Martineli Universidade Estadual de Maringá
  • Carlos Henrique Magalhães Universidade Estadual de Maringá
  • Keros Gustavo Mileski Universidade Estadual de Maringá
  • Eliane Maria de Almeida Universidade Estadual de Maringá http://orcid.org/0000-0002-3829-9293

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n48p76

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma análise do componente curricular educação física presente nas versões preliminares BNCC e apreender, fundamentalmente, a concepção de educação física, o papel da educação e a formação do aluno e conteúdos de ensino, implícitos nos objetivos de aprendizagem. A análise dos documentos possibilitou identificar que a concepção de educação física fenomenológica/sociológica e por isso, valoriza a subjetividade humana e o indivíduo, a formação do cidadão para a cidadania e o trabalho, secundarizando a ação do professor.  Essa concepção converge com os fundamentos das políticas para a educação e cultura, no âmbito geral, dos organismos internacionais. Em tempos de crise econômica mundial, e de avanço das políticas neoconservadoras no Brasil, a BNCC e o componente curricular educação física em seus objetivos de aprendizagem, vêm reforçar e disseminar valores e princípios necessários à reestruturação produtiva e adequa-se e afina-se a política governamental em vigor.

Biografia do Autor

Telma Adriana Pacifico Martineli, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação. Professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Maringá/Paraná, Brasil.

Carlos Henrique Magalhães, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Educação. Professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Maringá/Paraná, Brasil.

Keros Gustavo Mileski, Universidade Estadual de Maringá

Doutorando em Educação. Professor no departamento de educação física da Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná (FACINOR). Universidade Estadual de Maringá (UEM). Maringá/Paraná, Brasil.

Eliane Maria de Almeida, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Educação Física. Participante do Grupo de Pesquisa: Educação Física, Arte e Cultura (GEFAC/GYMNOS). Universidade Estadual de Maringá (UEM). Maringá/Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-09-21

Como Citar

Martineli, T. A. P., Magalhães, C. H., Mileski, K. G., & Almeida, E. M. de. (2016). A Educação Física na BNCC: concepções e fundamentos políticos e pedagógicos. Motrivivência, 28(48), 76–95. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n48p76

Edição

Seção

Seção Temática