PET-Biomecânica: educação postural no ensino fundamental, com ênfase no equilíbrio, propriocepção e core

Autores

Resumo

O presente estudo apresenta atividades realizadas pelo grupo PET-Biomecânica com escolares do ensino Fundamental I e II, no ano de 2015, na cidade de Petrolina-PE. Este grupo está vinculado ao curso de Educação Física da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Seu objetivo é a prevenção de déficits posturais e a adoção da postura corporal correta. 101 crianças, entre 8 e 11 anos de idade participaram das atividades. Os procedimentos metodológicos incluíram ciclos de palestras, avaliações físicas, a pesagem de mochilas, e o desenvolvimento de um programa semanal de exercícios físicos, 50 minutos, com foco na propriocepção, equilíbrio estático e dinâmico e o fortalecimento dos músculos da região do core. Ao final, os hábitos posturais dos escolares foram transformados, assim como os petianos aprofundaram seus conhecimentos acadêmicos e contribuíram à resolução de demandas sociais locais.

Biografia do Autor

Marcelo de Maio Nascimento, Universidade Federal do Vale do São Francisco/Univasf

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987). Expecialização em Treinamento Físico e Desportivo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), Mestrado em Ciências do Esporte pela Escola Superior de Educação Física de Colônia/Alemanha (1996) e doutorado em Ciências do Esporte pela Escola Superior de Educação Física de Colônia/Alemanha (2007). Marcelo se especializou em Dança/Teatro e Esporte e Gestão Ambiental pela Escola Superior de Educação Física de Colônia/Alemanha. Professor das disciplinas de Dança e Ginástica na Escola Superior de Educação Física de Colônia/Alemanha (2006-2010). Entre os anos de 1989-2010 atuou como professor de dança no Cologne Dance Center Koln/Alemanha e Tanz-Haus NRW Duesseldorf/Alemanha. Ministrou diversos workshops e coreografou espetaculos de dança em diferentes países europeus. Atualmente é professor Adjunto nível 01 da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) junto ao Colegiado de Educação Física com as seguintes funções: Professor das disciplinas de Dança, Ginástica e Esporte e Gestão ambiental, coordenador do Núcleo Temático (Educação, Cultura e Movimento), responsável pela linha temática "Cultura do Movimento e Meio Ambiente" e pelo convênio firmado entre o CEFIS/UNIVASF e o Instituto de Esporte e Meio Ambiente da Universidade de Esportes de Colônia/Alemanha (Deutsche Sporthochschule Koln), coordenar do projeto de Extensão: Pilates e o Idoso- Contribuições para o equilíbrio corporal, coordenador do GEPELMA-Grupo de Pesquisa e Estudo em Lazer e Meio Ambiente e, GEDAGIN-Grupo de Estudo em Dança e Ginástica, ambos credenciados ao CNPq. Integrante do corpo docente do Programa Master em Dança (V.I.E.W.) da Universidade de Esportes de Colônia/Alemanha desde 2012.

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Publicado

2016-11-28

Como Citar

Nascimento, M. de M. (2016). PET-Biomecânica: educação postural no ensino fundamental, com ênfase no equilíbrio, propriocepção e core. Motrivivência, 28(49), 207–220. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2016v28n49p207

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Porta Aberta