A Educação Física no contexto da educação do campo: a realidade do conteúdo jogo na escola

Autores

  • Nair Casagrande Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia
  • Fernanda Lima Ramos Secretaria de Educação do Estado da Bahia.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n51p64

Resumo

O presente trabalho é resultado do Projeto de Pesquisa “A Educação Física no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST): experiências pedagógicas a partir da Cultura Corporal”. O estudo foi realizado em áreas de reforma agrária do MST na região do Recôncavo da Bahia. O objetivo geral foi analisar a realidade da prática pedagógica do jogo, enquanto conteúdo de ensino da Educação Física, na Escola do Assentamento Nova Panema, no período de 2009/2011. A metodologia da pesquisa utilizou os instrumentos da observação participante, registros fotográficos e de campo, análise de documentos e entrevista semiestruturada. Os resultados evidenciam que, apesar da Educação Física não constar como componente curricular no projeto político-pedagógico da escola, o conteúdo “jogo” estava presente na prática pedagógica da professora da turma multisseriada.  Contudo, este vinha sendo utilizado na escola predominantemente como um instrumento de ensino ou como atividade recreativa.

Biografia do Autor

Nair Casagrande, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia

Pós-Doutoranda na School of Sport, Exercise and Health Sciences, da Loughborough University, Inglaterra, como bolsista do CNPq/PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CsF). Profa. Adjunta do Departamento de Educação Física da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia.

 

Fernanda Lima Ramos, Secretaria de Educação do Estado da Bahia.

Especialista em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer pela UFBA. Atua como professora de Educação Física no ensino fundamental vinculada a Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Salvador, Bahia, Brasil. 

 

Downloads

Publicado

2017-07-20

Como Citar

Casagrande, N., & Ramos, F. L. (2017). A Educação Física no contexto da educação do campo: a realidade do conteúdo jogo na escola. Motrivivência, 29(51), 64–82. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n51p64

Edição

Seção

Artigos Originais