Cultura e qualidade na Educação Física a partir de interlocutores uruguaios

Autores

  • Eliane Regina Crestani Tortola Universidade Estadual de Maringá
  • Ellen Grace Pinheiro Colégio Estadual Dr. Felipe Silveira Bittencourt, SEED/PR - Secretaria de Educação do Paraná.
  • Carlos Herold Junior Universidade Estadual de Maringá
  • Vânia de Fátima Matias de Souza Universidade Estadual de Maringá
  • Larissa Michelle Lara Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29nespp37

Resumo

Este texto discute como a cultura e a qualidade na educação são tematizados na educação física, no contexto uruguaio, tomando como base orientadora incursões por referenciais teóricos que atentem para essa problemática e colaborações de pesquisadores da área vinculados à Universidad de la República do Uruguay. As análises indicam que o tema cultura é secundário em relação às tradicionais abordagens da educação física uruguaia e que a qualidade da educação/educação física, apesar de complexa e orientada por interesses neoliberais, pode ser entendida como forma de acesso ao tratamento atualizado e crítico do conhecimento pelos sujeitos em formação. 

Biografia do Autor

Eliane Regina Crestani Tortola, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Educação Física pelo Programa de Pós-graduação associado em Educação física UEM/UEL. Professora do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá e da Faculdade Metropolitana de Maringá.

Ellen Grace Pinheiro, Colégio Estadual Dr. Felipe Silveira Bittencourt, SEED/PR - Secretaria de Educação do Paraná.

Mestranda em Educação Física pelo Programa de Pós-graduação associado em Educação física UEM/UEL. Professora do Colégio Estadual Dr. Felipe Silveira Bittencourt, SEED/PR - Secretaria de Educação do Paraná.

Carlos Herold Junior, Universidade Estadual de Maringá

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Docente do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá - UEM e do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL (PEF) e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM (PPE), na linha História e Historiografia da Educação. 

Vânia de Fátima Matias de Souza, Universidade Estadual de Maringá

Doutorado em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação pela Universidade Estadual de Maringá-UEM. Professora Adjunta do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá

Larissa Michelle Lara, Universidade Estadual de Maringá

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora Associada do Departamento de Educação Física da UEM. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM-UEL, líder do Grupo de Pesquisa Corpo, Cultura e Ludicidade - DEF/UEM/CNPq. 

Downloads

Publicado

2017-12-08

Como Citar

Tortola, E. R. C., Pinheiro, E. G., Junior, C. H., Souza, V. de F. M. de, & Lara, L. M. (2017). Cultura e qualidade na Educação Física a partir de interlocutores uruguaios. Motrivivência, 29, 37–56. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29nespp37

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)