Juvenilização da EJA: repercussões na Educação Física

Autores

  • Silvester Franchi Universidade Federal de Santa Maria.
  • Maria Cecília Camargo Günther Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2018v30n53p209

Resumo

O presente estudo tem como objetivo problematizar o aumento do público adolescente na Educação de Jovens e Adultos (EJA), relacionando esse fato a aspectos legais e sociopedagógicos. Partimos da reflexão em torno da definição do termo jovem para avançarmos na discussão sobre o fenômeno de juvenilização do público da EJA.  O aumento de adolescentes na referida modalidade de ensino vem exigindo novas formas de pensar o currículo e o ensino para esse público e, até mesmo, o papel da EJA na estrutura educacional. Tal discussão exige um olhar atento para todo o processo de escolarização e suas implicações na juvenilização da EJA. Diante desse cenário, encaminhamos algumas considerações sobre as novas demandas no ensino da Educação Física na EJA frente às mudanças discutidas ao longo do texto.

Biografia do Autor

Silvester Franchi, Universidade Federal de Santa Maria.

Mestrando em Educação Física CEFD/UFSM. Santa Maria, RS, Brasil. E-mail: silvesterfranchi@hotmail.com

Maria Cecília Camargo Günther, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Ciências do Movimento Humano UFRGS. Docente no Curso de Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil. E-mail:mceciliacg6@hotmail.com

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Publicado

2018-04-19

Como Citar

Franchi, S., & Günther, M. C. C. (2018). Juvenilização da EJA: repercussões na Educação Física. Motrivivência, 30(53), 209–225. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2018v30n53p209

Edição

Seção

Porta Aberta