Panorama da produção do conhecimento em atividade física adaptada nos programas de pós-graduação em Educação Física do estado do Paraná

Autores

  • Tabea Epp Kuster Alves Universidade Federal do Paraná
  • Rafael Estevam Reis Universidade Federal do Paraná
  • Marcelo Moraes e Silva Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2018v30n53p69

Resumo

No estado do Paraná, são quatro as Instituições de Ensino Superior, indicadas pela CAPES, que possuem programas de pós-graduação stricto sensu em Educação Física. Com o objetivo de conhecer a produção relacionada à atividade física adaptada no Paraná e compreender os caminhos que ela tem seguido, mapearam-se nestes programas todas as dissertações e teses relacionadas à temática. Ao todo, foram encontradas 17 pesquisas, 15 dissertações e 2 teses. quanto ao tipo de deficiência, são estudadas em maior número atividades voltadas a indivíduos com deficiência física, intelectual e visual, sendo que nenhuma exclusivamente com pessoas com deficiência auditiva foi encontrada. Ao pesquisar o currículo dos autores, concluiu-se que a maioria dos produtores das dissertações e teses tem envolvimento no “universo” para-desportivo e apresenta a tendência de pesquisar e publicar somente nesta área, ao contrário dos orientadores, em que somente a minoria é envolvida com a temática.

Biografia do Autor

Tabea Epp Kuster Alves, Universidade Federal do Paraná

Mestranda em Educação Física - UFPR

Rafael Estevam Reis, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Educação Física - UFPR

Doutorando em Educação Física - UFPR

Marcelo Moraes e Silva, Universidade Federal do Paraná

Professor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física - UFPR

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Publicado

2018-04-19

Como Citar

Alves, T. E. K., Reis, R. E., & Moraes e Silva, M. (2018). Panorama da produção do conhecimento em atividade física adaptada nos programas de pós-graduação em Educação Física do estado do Paraná. Motrivivência, 30(53), 69–83. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2018v30n53p69

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