Ensino da sistematização de experiências no componente de pesquisa da formação de profissionais em Educação Física da Universidade de Antioquia, Colômbia

Autores

  • José Fernando Tabares Universidad de Antioquia

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2018v30n55p177

Resumo

O objetivo deste trabalho foi a recuperação do seminário de pesquisa VII, oferecido aos estudantes do programa de educação física da Universidade de Antioquia em Medellín-Colômbia, no segundo semestre acadêmico de 2016. Para isso, foi sistematizada a experiência, a partir das informações coletadas através da reconstrução da rota com linhas de tempo, coleta e organização dos registros, avaliação de processos e interpretação crítica. Isso tornou possível explicar seus elementos constituintes. Nesse sentido, essa forma de pesquisa foi identificada como uma possibilidade de pesquisa formativa para a maioria dos futuros profissionais que não realizarão como pesquisadores, mas nos diferentes campos de ação; também nos permitiu enfrentar o objeto e as formas mais relevantes de produção de conhecimento. Finalmente, o processo ajudou a identificar os aspectos centrais que contribuem para o fortalecimento do Seminário.

Biografia do Autor

José Fernando Tabares, Universidad de Antioquia

Profesor asiciado Instituto Universitario de Educación Física. Integrante del grupo de investigación ocio, expresions motriices y sociedad.

Referências

Fuentes primarias

Matriz de reconstrucción del Seminario: MR

Matriz Evaluación Seminario: Ev.

Matriz identificación factores favorecedores y obstaculizadores de la experiencia. MFFO.

Fuentes secundarias

CRISORIO, R. Educación Física e identidad: conocimiento, saber y verdad. Viref Universidad de Antioquia, pp. 1-16. Disponible en http://viref.udea.edu.co/contenido/publicaciones/memorias_expo/educacion_fisica/ef_identidad.pdf. Acceso en 30 jun. 2017.

JARA, O. Para sistematizar experiencias: una propuesta teórica y práctica. San José de Costarrica: Centro de estudios y publicaciones, Alforja, 1994

Mejía, M. La sistematización. Empodera y produce saber y conocimiento. Bogota-Colombia: Ediciones desde abajo, 2013

PINILLOS, J. La constitución del campo de la educación física en Colombia en el periodo comprendido entre 1968 y 1991. Recorde: Revista de História do Esporte Artigo v. 4, n. 2, pp. 1-23. 2011

SÁNCHEZ, R. (2014) Enseñar a investigar. Una didáctica nueva de la investigación en ciencias sociales y humanas. Ciudad de México: Universidad Nacional Autónoma de México. Instituto de Investigaciones sobre la Universidad y la Educación, 2014

TABARES, F., MOLINA, V.; CUERVO, I. (2014) Guía para la sistematización de experiencias. Recuperación del saber y del ser en ocio, deporte, educación física y actividad física. Recuperado de http://www.cepalforja.org/sistem/bvirtual/?p=1159. Acceso en: 25 jun. 2017.

TORRES, A. Producción de conocimiento desde la investigación crítica. NÓMADAS. Colombia, Bogotá, n. 40, p. 68-83, 2014

VAZ, A. (1999) Aprender a produzir e mediar conhecimentos: urn olhar sobre a pratica de ensino de Educacao Fisica. Santa Catarina-Brasil. Motrivivencia, v. 21, n. 13, p. 11-34, 1999

Publicado

2018-10-09

Como Citar

Tabares, J. F. (2018). Ensino da sistematização de experiências no componente de pesquisa da formação de profissionais em Educação Física da Universidade de Antioquia, Colômbia. Motrivivência, 30(55), 177–193. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2018v30n55p177

Edição

Seção

Artigos Originais