Esporte e meio ambiente: a disciplina de esporte e gestão ambiental (EGA), na formação de alunos de Educação Física, na região do sertão nordestino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2018v30n56p232

Resumo

O estudo relata as atividades da disciplina optativa de Esporte e Gestão Ambiental (EGA) do curso de Educação Física da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), localizada na cidade de Petrolina-PE. A EGA tem por fim qualificar os conhecimentos dos alunos sobre questões do meio ambiente. A metodologia aplicada desenvolve princípios da educação ambiental (EA) por meio de jogos, brincadeiras e canções. Entre os temas abordados, no primeiro semestre de 2017, existiu a coleta seletiva e a organização de um trekking. Ao final do semestre, observou-se que os alunos ampliaram seus conhecimentos sobre temas ambientais locais e globais, além de terem assumido comportamentos sustentáveis frente ao meio ambiente. Conclui-se que a EGA associada às demais disciplinas do curso de Educação Física da UNIVASF esteja qualificando os profissionais da região, contribuindo para o desenvolvimento de princípios de cidadania e sustentabilidade.

Biografia do Autor

Marcelo de Maio Nascimento, Universidade Federal do Vale do São Francisco/Univasf

Doutorado em Ciências do Esporte pela Escola Superior de Educação Física de Colônia/Alemanha (2007).  Professor Adjunto nível 01 da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Malena Libório Dos Reis, Universidade Federal do Vale do São Francisco/Univasf

Estudante do curso de Licenciatura em educação Física da Universidade Federal do Vale do São Francisco/Univasf

Stefan Türk, Escola Superior de Educação Física de Colônia/Alemanha (DSHS/Köln)

Coordenador do Institui de Sporte e Meio Ambiente

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Publicado

2018-11-29

Como Citar

Nascimento, M. de M., Dos Reis, M. L., & Türk, S. (2018). Esporte e meio ambiente: a disciplina de esporte e gestão ambiental (EGA), na formação de alunos de Educação Física, na região do sertão nordestino. Motrivivência, 30(56), 232–245. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2018v30n56p232

Edição

Seção

Porta Aberta