Um ensaio sobre o método emancipatório de ensino na Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e53652

Resumo

Trata-se de uma reflexão sobre o método de emancipação intelectual exposto por Jacques Rancière e suas possíveis contribuições para a Educação Física no ensino superior. Percebemos que os métodos empregados em uma disciplina do curso assemelham-se ao método de embrutecimento, que segundo o autor não contribuem para a formação crítica dos alunos enquanto constituintes de uma sociedade democrática.

Biografia do Autor

Rafael Marques Garcia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestrando em Educação Física na UFRJ e participante do Grupo de Estudos em Corpo, Esporte e Sociedade, o GECOS e do Laboratório de Estudos Corpo, Esporte e Sociedade, o LAbCOESO, devidamente cadastrado pelo DGP do CNPq.

Erik Giuseppe Barbosa Pereira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Ciências do Exercício e do Esporte (UERJ-2015). Professor efetivo da UFRJ, onde é líder do Grupo de Estudos em Corpo, Esporte e Sociedade, o GECOS e do Laboratório de Estudos Corpo, Esporte e Sociedade, o LAbCOESO. Atuação e interesse estão relacionadas aos aspectos culturais, históricos e sociais das práticas corporais e culturais em seus diversos ambientes de intervenção.

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Publicado

2019-03-18

Como Citar

Garcia, R. M., & Pereira, E. G. B. (2019). Um ensaio sobre o método emancipatório de ensino na Educação Física. Motrivivência, 31(57). https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e53652

Edição

Seção

Porta Aberta

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