Formação de professores de Educação Física e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC)/mídia: uma relação possível? Análise das propostas curriculares de universidades federais brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e55308

Resumo

A partir do reconhecimento das implicações das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e da mídia no âmbito da educação, esse estudo buscou analisar as propostas curriculares dos cursos de Educação Física - Licenciatura oferecidos por universidades federais brasileiras, identificando possíveis abordagens no uso das mídias e das tecnologias em seus componentes curriculares. Metodologicamente, a pesquisa qualitativa documental-descritiva realizou um levantamento de dados dos projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em Educação Física distribuídos nas universidades federais. Para isso, se procedeu a identificação de componentes curriculares que tematizam as TDIC/mídia, a sua natureza quanto à obrigatoriedade ou não, assim como a sua caracterização quanto à abordagem teórico-metodológica. Os resultados mostraram que os cursos de formação de professores de Educação Física das instituições investigadas ainda têm um longo caminho a percorrer no que diz respeito a integração da temática que envolve as TDIC/mídia nos currículos.

Biografia do Autor

Juliano Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Doutorando em Educação Física - Programa de Pós-Graduação em Educação Física - Universidade Federal de Santa Catarina

Ângelo Luiz Brüggemann, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Educação Física - Programa de Pós-Graduação em Educação Física - Universidade Federal de Santa Catarina

Paula Bianchi, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Doutora em Educação Física - Programa de Pós-Graduação em Educação Física - Universidade Federal de Santa Catarina

Referências

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Publicado

2019-03-18

Como Citar

Silveira, J., Brüggemann, Ângelo L., & Bianchi, P. (2019). Formação de professores de Educação Física e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC)/mídia: uma relação possível? Análise das propostas curriculares de universidades federais brasileiras. Motrivivência, 31(57). https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e55308

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