Da pedagogia crítica à pedagogia crítica: o movimento de elaboração de uma proposta de ensino de Educação Física

Autores

  • Carolina Picchetti Nascimento Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Breno Francesconi Felicio Public Educational System of São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e55580

Resumo

Neste texto, analisamos o processo de elaboração de uma proposta de ensino para Educação Física fundamentada na perspectiva da pedagogia crítica. Destacam-se nessa análise três processos: 1) a articulação dos princípios pedagógicos e formativos à dinâmica de ensino e aprendizagem; 2) a definição e elaboração dos conhecimentos próprios da Educação Física; 3) a conceituação e organização do trabalho com os temas. As discussões apresentadas buscam contribuir para o desenvolvimento da perspectiva crítica na Educação Física a partir da sistematização de princípios pedagógicos que orientem o trabalho docente para a elaboração de unidades didáticas e de suas respectivas aulas.

Biografia do Autor

Carolina Picchetti Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutora em Educação (USP)

Professora do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Florianópolis - Santa Catarina - Brasil

e-mail: carolina_picchetti@hotmail.com

Breno Francesconi Felicio, Public Educational System of São Paulo

Licenciado em Educação Física - EEFE-USP.

Professor de Educação Física na educação básica.

e-mail: brenoff@hotmail.com

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Publicado

2019-05-13

Como Citar

Nascimento, C. P., & Felicio, B. F. (2019). Da pedagogia crítica à pedagogia crítica: o movimento de elaboração de uma proposta de ensino de Educação Física. Motrivivência, 31(58), 1–19. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e55580

Edição

Seção

Porta Aberta