A percepção discente em relação às aprendizagens dos conteúdos atitudinais nas aulas de Educação Física escolar: um estudo de caso

Autores

  • Adriano Lopez Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
  • Otávio Tavares UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e56259

Resumo

Em articulação com a problemática do aparecimento oculto da dimensão atitudinal no contexto das aulas de Educação Física, o presente estudo tem como objetivo investigar a percepção discente sobre os conteúdos atitudinais aprendidos nas aulas de Educação Física. Adota o delineamento de um estudo qualitativo descritivo. Para realizar a nossa coleta de dados, empregamos a técnica do grupo focal com cinco alunos de uma escola da rede pública do município de Vitória-ES. Na perspectiva dos discentes participantes deste estudo, as aulas de Educação Física propiciam, dentre outras coisas, a aprendizagem de diferentes aspectos referentes à dimensão atitudinal (normas, valores e atitudes), confirmando a nossa hipótese de que este espaço possui um grande potencial para desenvolvê-los.

Biografia do Autor

Adriano Lopez Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Mestre em Educação Física - UFES

Otávio Tavares, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Doutor em Educação Física - UGF

Departamento de Ginástica.

 

Referências

ACEDO, Leandro Mori; DARIDO, Suraya Cristina; IMPOLCETTO, Fernanda Moreto. Valores e atitudes na produção científica da educação física brasileira: tendências e perspectivas. Coleção Pesquisa em Educação Física, vol. 13, n. 3, 2014, p. 149-158.

ALVES, Ariadne Dettmann; ALENCAR, Heloisa Moulin; ORTEGA, Antonio Carlos. Moralidade e concepção de amor em crianças de 6 e 9anos. Rev. Psicopedagia, vol. 31, n. 94, p. 21-34, 2014.

BARROSO, André Luís Rugiero; DARIDO, Suraya Cristina. Voleibol escolar: uma proposta de ensino na dimensão conceitual, procedimental e atitudinal do conteúdo. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 24, n. 2, p. 179-194, abr./jun. 2010.

CAETANO, Angélica; JANUÁRIO, Carlos. Motivação, teoria das metas discentes e competência percebida. Pensar a Prática, v.12, n.12, p. 1-12, 2009.

CARRASCO, Iara Cristina Galharde Carrasco; PAIANO, Ronê; FREIRE, Elisabete dos Santos. Perspectiva docente e discente sobre as atitudes nas aulas de educação física: um estudo de caso. Pensar a Prática, Goiânia, v.14, n. 1, p. 1-16, 2011.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia de ensino da educação física. São Paulo: Cortez, 1992.

COLL, César. et al. Os conteúdos na reforma. Porto Alegre: Artmed, 2000.

COLL, César; VALLS, Enric. A aprendizagem e o ensino de procedimentos. In: COLL, César et al. (Org.). Os conteúdos na reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre: Artmed, 2000, p. 73-118.

DARIDO, Suraya Cristina. Educação Física na Escola: conteúdos, suas dimensões e significados. In: DARIDO, Suraya Cristina. Pedagogia cidadã: cadernos de formação: Educação Física. São Paulo: Unesp, Pró-reitoria de graduação, 2012.

FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. A Educação Física na crise da modernidade. Ijuí. Editora UNIJUÍ, 2001.

GATTI, Bernardete Angelina. Grupo focal na pesquisa em Ciências Socias e Humanas. Série Pesquisa vol.10. Brasilia: Liber Livro Editora, 2012.

GUIMARÃES, Ana Archangelo. et al. Educação Física Escolar: Atitudes e Valores. Motriz, Rio Claro, vol. 07, n. 01, p. 17-22, 2001.

HASSON, Marina Elly; MELEIRO, Alexandrina Maria Augusto da Silva. M. A. S. Reflexões sobre a desestruturação familiar na criminalidade. In: RIGONATTI, S. P. Temas em psiquiatria forense e psicologia jurídica. São Paulo: Vetor, 2003.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens quali¬tativas. São Paulo: EPU, 1986.

MALDONADO, Daniel Teixeira; BOCCHINI, Daniel. As três dimensões do conteúdo na Educação Física: tematizando as danças na escola pública. Conexões: revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. 12, n. 1, p. 181-200, 2014a.

MALDONADO, Daniel Teixeira; BOCCHINI, Daniel. As três dimensões do conteúdo na Educação Física: tematizando as lutas na escola pública. Conexões: revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. 11, n. 4, p. 195-211, 2013.

MALDONADO, Daniel Teixeira; BOCCHINI, Daniel. Educação Física Escolar e as três dimensões do conteúdo: tematizando os esportes na escola pública. Conexões: revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. 12, n. 2, p. 147-165, 2014b.

MALDONADO, Daniel Teixeira; BOCCHINI, Daniel. Ensino da ginástica na escola pública: as três dimensões do conteúdo e o desenvolvimento do pensamento crítico. Motrivivência, v. 27, n. 44, p. 164-176, maio/2015.

MARTINS, Claudiane Dias; FREIRE, Elisabete dos Santos. Conteúdos atitudinais nas aulas de educação física: um estudo de caso. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 7, n. 3, 2008.

MENIN, Maria Suzana de Stefano; BATAGLIA, Patricia Unger Raphael; ZECHI, Juliana Aparecida Matias. (Org.). Projetos bem sucedidos de educação em valores: relatos de escolas públicas brasileiras. 1ª ed. São Paulo: Cortez, 2013.

MOLINA, Rosane Kreusburg. O enfoque teórico metodológico qualitativo e o estudo de caso: uma reflexão introdutória. In: NETO, Vicente Molina, TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. (Org.). A pesquisa qualitativa na Educação Física: alternativa metodológica. Porto Alegre: Universidade/UFRGS/Sulina, 1999.

PAIANO, Ronê. Possibilidades de orientação da prática pedagógica do Professor de Educação Física: Situações de desprazer na opinião dos alunos. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, São Paulo, v.5, n.1, p. 47-58, 2006.

POZO, Juan Ignácio. A aprendizagem e o ensino de fatos e conceitos. In: COLL, César. et al. (Org.). Os conteúdos na reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre: Artmed, 2000, p. 17-72.

QUEIRÓS, Paula. Para um novo enquadramento axiológico na participação de crianças e jovens no desporto. In: GAYA, A. et al. Desporto para crianças e jovens: razões e finalidades. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2004, p. 187-198.

RODRIGUES, Heitor Andrade; DARIDO, Suraya Cristina. As três dimensões do conteúdo na prática pedagógica de uma professora de Educação Física com mestrado: um estudo de caso. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 19, n. 1, p. 51-64, 2008.

SANMARTÍN, Melchor Gutierrez. Valores Sociales y Deporte: La Actividad Física y el Deporte como transmisores de valores sociales y personales. Madrid: Gymnos, 1995.

SANTOS, Rafaela Gomes; SOUZA, Adriano Lopes; BARBOSA, Franck Nei Monteiro. Estágio Supervisionado I: O desafio da avaliação nas aulas de Educação Física escolar. Pensar a Prática, v. 16, n. 2, p. 320-602, 2013.

SANTOS, Wagner. et al. O. Avaliação na educação física escolar: reconhecendo a especificidade de um componente curricular. Movimento, v. 21, n. 1, p. 205-218, 2015.

SARABIA, Bernabé. A aprendizagem e o ensino das atitudes. In: COLL, César et al. (Org.). Os conteúdos na reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre: Artmed, 2000, p. 119-178.

ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: Como ensinar. Tradução Ernani Ferreira da Fonseca Rosa. Porto Alegre: ARTMED, 1998.

Downloads

Publicado

2019-05-13

Como Citar

Souza, A. L., & Tavares, O. (2019). A percepção discente em relação às aprendizagens dos conteúdos atitudinais nas aulas de Educação Física escolar: um estudo de caso. Motrivivência, 31(58), 1–16. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e56259

Edição

Seção

Artigos Originais