Etnografias: notas sobre percursos teóricos-metodológicos de produção de conhecimento na Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e61637

Resumo

A etnografia, ao ser apropriada por pesquisadores/as da Educação Física, apresenta-se como um potente caminho para a produção de conhecimento e insere-se em uma agenda de discussão sobre modos e possibilidades com que pode ser realizada. O objetivo desse estudo foi refletir sobre nossas experiências em realizar etnografias, em especial sobre as mudanças nesse fazer a partir da aproximação com os Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia. Considerando quatro pesquisas etnográficas, cujos objetos estavam ligados ao esporte praticado por mulheres (voleibol e futsal), ao talento esportivo e à ciência da Educação Física, apresentamos um relato que evidencia o que se ‘ganhou’ (ou ‘perdeu’) quando modificamos as formas de olhar, ouvir, fazer, escrever e analisar nas pesquisas etnográficas.

Biografia do Autor

Ariane Corrêa Pacheco, Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Doutora em Ciências do Movimento Humano (ESEFID-UFRGS) e atua como docente na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre

Raquel da Silveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID)

Marco Paulo Stigger, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID)

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Publicado

2020-04-13

Como Citar

Pacheco, A. C., Silveira, R. da, & Stigger, M. P. (2020). Etnografias: notas sobre percursos teóricos-metodológicos de produção de conhecimento na Educação Física. Motrivivência, 32(61), 01–15. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e61637

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