A transformação didático-pedagógica da ginástica para as crianças pelo “brincar e se-movimentar”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e72360

Resumo

O objetivo do ensaio é refletir e problematizar o “brincar e se-movimentar” na ginástica como possibilidade pedagógica de uma Educação Física centrada no sujeito, perspectivando a ampliação do campo existencial. Considerando que o agir humano é carregado de intencionalidade e conexão entre  corpo-mundo, defende-se uma ginástica que fomente a realização de experiências corporais por meio da resolução de problemas e da participação das crianças nas aulas com autonomia, criatividade e liberdade, permitindo-lhes constituir sentidos outros naquilo que fazem, pensam e sentem, dialogando com o mundo numa aventura saudável que as convida para se desenvolver no decurso de infinitas possibilidades de ação.

Biografia do Autor

Andrize Ramires Costa, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Departamento de Ginástica e Saúde

Luiz Carlos Rigo, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Departamento de Desporto

Danieli Alves Pereira Marques, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Departamento de Educação Física

Marília Del Ponte de Assis, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Cursos de Pedagogia e Educação Física

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Publicado

2020-08-25

Como Citar

COSTA, Andrize Ramires; RIGO, Luiz Carlos; MARQUES, Danieli Alves Pereira; ASSIS, Marília Del Ponte de. A transformação didático-pedagógica da ginástica para as crianças pelo “brincar e se-movimentar”. Motrivivência, Florianópolis, v. 32, n. 63, p. 01–16, 2020. DOI: 10.5007/2175-8042.2020e72360. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2020e72360. Acesso em: 23 nov. 2024.

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