Impacto das atividades esportivas, informática e música sobre a vida de alunos de escola com educação em tempo integral

Autores

  • Daianne Pedrosa da Silva Graduada em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília.
  • Maritza Alves de Souza Coura Mestre em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília. UNIDESC, Município de Luziânia, GO.
  • Roberto Nóbrega Universidade Católica de Brasília
  • José Fernando Vila Nova de Moraes Doutorando em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Brasília, DF. Colegiado de Educação Física. Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Petrolina, PE.
  • Carmen Sílvia Grubert Campbell Universidade Católica de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2012v24n39p142

Resumo

 

O objetivo desse trabalho foi analisar qualitativamente o impacto social da educação integral em alunos da Escola Classe 08 de Taguatinga Norte–DF. Foi colhida uma amostra de 175 alunos do ensino fundamental, entre 6 e 12 anos, praticantes de atividades desportivas da educação em tempo integral como a ginástica rítmica, dança, handebol e futsal, além de música e informática, nos turnos matutino e vespertino. Foi utilizado um questionário contendo 15 perguntas e três alternativas como possibilidade de resposta. As crianças submetidas a educação integral apresentaram melhoras em relação à socialização, organização e disciplina, alimentação, e ampliação do conhecimento sobre novas modalidades esportivas.

Biografia do Autor

Maritza Alves de Souza Coura, Mestre em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília. UNIDESC, Município de Luziânia, GO.

Formada em Educação Física pela Faculdade Alvorada – Brasília/DF, pós-graduada em Musculação pela UNIGRANRIO, Mestre em Educação Física pela Universidade de Brasília e Professora do curso de Educação Física do Centro Universitário UNIDESC.

Roberto Nóbrega, Universidade Católica de Brasília

Mestrado em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília. UCB. (2001) e Doutorado em Educação - Wisconsin. USA. (2003). , atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Educação Física Escolar, e organização Desportiva.

José Fernando Vila Nova de Moraes, Doutorando em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Brasília, DF. Colegiado de Educação Física. Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Petrolina, PE.

Possui graduação em Educação Física pela Universidade de Pernambuco (2005), Especialização em Musculação e Treinamento de Força pela Universidade Gama Filho (2009) e Mestrado em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (2009). Atualmente é professor assistente em regime de dedicação exclusiva da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), ministrando as disciplinas futebol/futsal, ginástica artística e rítmica e atletismo. Além disso, é doutorando em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília.

Carmen Sílvia Grubert Campbell, Universidade Católica de Brasília

Doutora em Ciências Fisiológicas pela Universidade de São Paulo - USP (2004). Atualmente é Professora da Graduação em Educação Física na disciplina Crescimento e Desenvolvimento Humano; Professora, orientadora e pesquisadora do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação Física da Universidade Católica de Brasília (UCB); Coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Física Escolar (UCB) e Coordenadora do Laboratório de Estudos em Educação Física e Saúde (LEEFS-UCB).

Downloads

Publicado

2012-12-05

Como Citar

Silva, D. P. da, Coura, M. A. de S., Nóbrega, R., Moraes, J. F. V. N. de, & Campbell, C. S. G. (2012). Impacto das atividades esportivas, informática e música sobre a vida de alunos de escola com educação em tempo integral. Motrivivência, (39), 142–150. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2012v24n39p142