A Educação Física na BNCC: procedimentos, concepções e efeitos

Autores

  • Marcos Garcia Neira Universidade de São Paulo (USP)
  • Marcílio Souza Júnior Universidade de Pernambuco (UPE)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n48p188

Resumo

Na tentativa de atender às demandas sociais surgem políticas públicas que vislumbram orientar a construção de propostas curriculares para os sistemas e unidades educacionais. Dentre elas, destaca-se a construção de uma Base Nacional Curricular Comum, conduzida pelo Ministério de Educação em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação e a União dos Dirigentes Municipais de Educação. Como participantes do processo de elaboração das duas versões preliminares que vieram à baia do debate público, pretendemos contribuir com a reflexão acerca do componente Educação Física e registrar um olhar sobre os bastidores do processo. Assim, procuramos dar visibilidade aos procedimentos para elaboração do documento, às concepções que nortearam os trabalhos e aos efeitos que se espera causar.

Biografia do Autor

Marcos Garcia Neira, Universidade de São Paulo (USP)

Livre-Docente em Metodologia do Ensino de Educação Física. Professor Titular da Faculdade de Educação da USP. Coordenador do Grupo de Pesquisas em Educação Física escolar da FEUSP (www.gpef.fe.usp.br)

Marcílio Souza Júnior, Universidade de Pernambuco (UPE)

Pós-Doutor em Educação pela FEUSP. Livre docente pela UPE. Professor da Graduação e Pós-Graduação em Educação Física na ESEF-UPE. Membro do Grupo de Estudos Etnográficos em Educação Física e Esporte.

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Publicado

2016-09-21

Como Citar

Neira, M. G., & Souza Júnior, M. (2016). A Educação Física na BNCC: procedimentos, concepções e efeitos. Motrivivência, 28(48), 188–206. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n48p188

Edição

Seção

Seção Temática