Políticas educacionais atuais de formação dos profissionais da Educação: desafios para o curso de Pedagogia

Autores

  • Helena Costa Lopes de Freitas

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O trabalho aborda a temática das políticas educacionais atuais no campo da formação dos profissionais da educação em nosso país, forjadas no contexto das políticas do Banco Mundial para a educação e dos princípios da Conferência Educação Para Todos. A partir da LDB, os desafios apontam para a mobilização em torno da aprovação, pelo Congresso Nacional, do PNE elaborado pelo movimento dos educadores e aprovado no II CONED. Do ponto de vista da ANFOPE agrega-se ainda a esta luta, a exigência de definição das diretrizes que nortearão a estrutura dos cursos de formação dos profissionais da educação – Licenciaturas e Pedagogia – e a solidificação da base comum nacional como elemento fundamental destas diretrizes.

Biografia do Autor

Helena Costa Lopes de Freitas

Professora da Faculdade de Educação -UNICAMP e presidente da ANFOPE - Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação.

Downloads

Publicado

1998-01-01

Como Citar

de Freitas, H. C. L. (1998). Políticas educacionais atuais de formação dos profissionais da Educação: desafios para o curso de Pedagogia. Motrivivência, (11), 13–30. https://doi.org/10.5007/%x