A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DAS UNIVERSIDADES E A REALIDADE ESCOLAR: uma análise crítica sobre o modelo atual de sociedade

Autores

  • Angélica Caetano UFSC
  • Andrize Ramires Costa UFSC
  • Soraya Corrêa Domingues UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2008n30p185

Resumo

O presente artigo se propõe discutir a forma de produção de conhecimento nas Universidades e os reflexos desta na sociedade, especificamente, na escola. A Universidade, grande produtora de conhecimento, ao se tornar uma organização social e não uma instituição social acaba elegendo características vitais no processo de produção do saber, como exemplo, a estrutura de avaliação quantitativa das publicações científicas. Tais análises contribuíram para a compreensão de uma ciência pouco relevante socialmente e para o entendimento de uma prática pedagógica pouco transformadora, principalmente quando este conteúdo científico não chega às Escolas ou não está direcionado a mudanças nas Escolas. Palavras-chave: Universidade, produção de conhecimento, escola

Biografia do Autor

Angélica Caetano, UFSC

Mestranda em Educação Física na Universidade Federal de Santa Catarina

Andrize Ramires Costa, UFSC

Mestranda em Educação Física na Universidade Federal de Santa Catarina

Soraya Corrêa Domingues, UFSC

Doutoranda em Educação Física na Universidade Federal de Santa Catarina

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Publicado

2009-12-11

Como Citar

Caetano, A., Costa, A. R., & Domingues, S. C. (2009). A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DAS UNIVERSIDADES E A REALIDADE ESCOLAR: uma análise crítica sobre o modelo atual de sociedade. Motrivivência, (30), 185–196. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2008n30p185