Pedagogia do corpo e construção do gênero na prática de musculação em academias

Autores

  • Patricia Lessa UEM
  • Cassia Cristina Furlan UEM
  • Julia Bellini Capelari UEM

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2011v23n37p41

Resumo

 

Neste artigo apresentamos uma análise dos discursos acerca do corpo que homens e mulheres têm ao procurar a prática de musculação. Os objetivos da investigação foram analisar as relações de gênero presentes no ambiente das academias; verificar a prática da musculação como uma pedagogia de corpo que constrói modelos de feminino e de masculino e conhecer o perfil dos praticantes de musculação da academia da UEM. Justifica-se pela baixa produção acadêmica na Educação Física de estudos direcionados para a compreensão das nuances e variáveis que envolvem a musculação de academia, sendo esse um lócus privilegiado para o estudo das relações de gênero e reprodução de valores masculinos e femininos, bem como um espaço pedagógico onde se constroem representações de corpo e de gênero. Os dados encontrados indicam que as mulheres valorizam o padrão do corpo magro e entre os 30 homens pode-se afirmar que o corpo ideal é o corpo hipertrofiado, porém ambos distorcem ou mesmo fragmentam o corpo.

Biografia do Autor

Patricia Lessa, UEM

Professora Doutora da Universidade Estadual de Maringá.

Cassia Cristina Furlan, UEM

Mestranda do Curso de Educação da Universidade Estadual de Maringá, graduada em Educação Física, professora da Universidade Federal Tecnológica do Paraná.

Julia Bellini Capelari, UEM

Acadêmica do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá, bolsista CNPq.

Downloads

Publicado

2012-05-05

Como Citar

Lessa, P., Furlan, C. C., & Capelari, J. B. (2012). Pedagogia do corpo e construção do gênero na prática de musculação em academias. Motrivivência, (37), 41–50. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2011v23n37p41