Reflexões sobre o lugar da escola na formação de professores de Educação Física

Autores

  • Tamara Suellen Dudeck Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá, Mato Grosso
  • Evando Carlos Moreira Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • José Pereira de Melo Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n51p234

Resumo

Propomos neste ensaio refletir sobre o lugar da escola na formação dos professores de Educação Física, partindo do princípio que sem conhecer de fato a escola, o cotidiano escolar, não há possibilidade de compreensão de suas reais necessidades. As reflexões mostram que a escola ocupa pouco espaço na formação de professores de Educação Física, mas percebem-se mudanças substanciais nas leis e na oferta de projetos e programas que permitem articulação entre as agências formadoras e a escola para inserir os licenciandos no contexto escolar desde os primeiros períodos do curso, realidade que possibilita um processo formativo vivencial no próprio contexto escolar.

Biografia do Autor

Tamara Suellen Dudeck, Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá, Mato Grosso

Mestre em Educação Física. Professora da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá. Cuiabá/Mato Grosso, Brasil. E-mail: tamara-suellen@hotmail.com

Evando Carlos Moreira, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutor em Educação Física. Professor do Curso de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Cuiabá/Mato Grosso, Brasil. E-mail: ecmmoreira@uol.com.br

José Pereira de Melo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutor em Educação Física. Professor do Curso de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação e do Mestrado em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Natal/Rio Grande do Norte, Brasil. E-mail: jose.pereira.melo@uol.com.br

Downloads

Publicado

2017-07-20

Como Citar

Dudeck, T. S., Moreira, E. C., & Melo, J. P. de. (2017). Reflexões sobre o lugar da escola na formação de professores de Educação Física. Motrivivência, 29(51), 234–250. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n51p234

Edição

Seção

Porta Aberta