A Educação Física na educação infantil no Brasil e na Colômbia: diálogos introdutórios

Autores

  • Felipe Quintão Almeida Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo
  • Angélica Caetano Silva professora de Educação Física - Colégio Pedro II
  • Karen Lorena Eusse Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2018v30n53p248

Resumo

Este artigo objetiva uma análise comparada da Educação Física na infância em dois países da América do Sul: Brasil e Colômbia. Metodologicamente, analisa o que a literatura disponível, nos dois países, tem afirmado a respeito dessa temática. O artigo descreve, por caminhos diferentes, algumas características da Educação Física na Educação Infantil dos dois países para concluir com algumas convergências/divergências entre essas duas histórias, o que aponta para uma agenda futura de investigação.

 

Biografia do Autor

Felipe Quintão Almeida, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo

Doutor em Educação. Vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade
Federal do Espírito-Santo (PPGEF/UFES). Vitória/Espírito Santo, Brasil. E-mail: fqalmeida@hotmail.com

Angélica Caetano Silva, professora de Educação Física - Colégio Pedro II

Mestre em Educação Física. Doutoranda em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo.
Professora de Educação Física do Colégio Pedro II (CPII). Rio de Janeiro/Rio de Janeiro, Brasil.
E-mail: angelicarural@gmail.com

Karen Lorena Eusse, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Educação Física. Doutoranda em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
Vitória/Espírito Santo, Brasil. E-mail: kalogil@yahoo.es

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Publicado

2018-04-19

Como Citar

Almeida, F. Q., Silva, A. C., & Eusse, K. L. (2018). A Educação Física na educação infantil no Brasil e na Colômbia: diálogos introdutórios. Motrivivência, 30(53), 248–266. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2018v30n53p248

Edição

Seção

Porta Aberta