Análise semiótica do vídeo “assim é ser criança”: o papel do jogo de faz-de-conta no protagonismo e autoria das crianças

Autores

  • Victor Reis Mazzei FAESA http://orcid.org/0000-0003-0520-7580
  • Rodrigo Lema del Rio Martins UFES (Universidade Federal do Espírito Santo)
  • Raquel Firmino Magalhães Barbosa UFES (Universidade Federal do Espírito Santo)
  • André da Silva Mello UFES (Universidade Federal do Espírito Santo)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2018v30n56p155

Resumo

O artigo focaliza o vídeo de animação “Assim é ser criança”, do Mundo Bita, cujas exibições acontecem na rede social Youtube. O objetivo do estudo é analisar, a partir dessa animação, o papel do jogo de faz-de-conta nas criações infantis. Criatividade, ludicidade e produção cultural são alguns traços exibidos pelos personagens infantis no vídeo em questão nesse artigo e servem como reflexão para que professores repensem suas práticas pedagógicas no intuito de valorizar o protagonismo das crianças em suas aulas. No processo de análise, utiliza-se o método semiótico proposto por Charles Sanders Peirce, em diálogo com a Sociologia da Infância e com os Estudos do Cotidiano, para interpretação dos signos e na desocultação dos sentidos propostos pelos criadores desse material audiovisual.

Biografia do Autor

Victor Reis Mazzei, FAESA

Doutorando em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor do curso de Publicidade e Propaganda da Faesa, em Vitória-ES.

 

 

Rodrigo Lema del Rio Martins, UFES (Universidade Federal do Espírito Santo)

Doutorando em Educação Física (UFES-2016). Professor Efetivo da Rede Municipal de Ensino de Vitória e da Rede Estadual de Ensino do ES.

 

Raquel Firmino Magalhães Barbosa, UFES (Universidade Federal do Espírito Santo)

Doutoranda em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2014 - Atual).

Professora de Educação Física no Colégio Pedro II no Rio de Janeiro - RJ.

 

André da Silva Mello, UFES (Universidade Federal do Espírito Santo)

Doutorado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (2007). Professor do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito SantO (UFES).

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Publicado

2018-11-29

Como Citar

Mazzei, V. R., Martins, R. L. del R., Barbosa, R. F. M., & Mello, A. da S. (2018). Análise semiótica do vídeo “assim é ser criança”: o papel do jogo de faz-de-conta no protagonismo e autoria das crianças. Motrivivência, 30(56), 155–172. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2018v30n56p155

Edição

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