A visão da pessoa com deficiência por crianças sem deficiência entremeada pela dança: um encontro de possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e57877

Resumo

A sociedade brasileira é legalmente inclusiva. Contudo, dificuldades em efetivá-la despontam, principalmente referentes às interações pessoais. Assim, esse estudo objetivou verificar a percepção pelas crianças sem deficiência sobre a performance de pessoas com deficiência por meio da dança. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa em três fases: uma inicial com conversa e realização de desenhos por 13 crianças do curso Esporte Criança, do SESC Santana, sobre a pessoa com deficiência e suas possibilidades de dançar; uma intervenção com a vivência, pelas crianças, da Metodologia Contato e Improvisação, com interação com um grupo de dançarinos com deficiência; e uma final construção de um novo desenho sobre o mesmo tema. Com os dados apreciados por análise de conteúdo, foi verificado que o contato entre as crianças e as pessoas com deficiência por meio da dança contribuiu com a superação de preconceitos e com a construção de conhecimento acerca das potencialidades dessa população.

Biografia do Autor

Fernanda Romano da Silva e Oliveira, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU).

Especialista em Dança, Arte, Esporte e Educação da FMU.
Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, Campinas, SP, Brasil.

Keyla Ferrari Lopes, Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP).

Doutoranda em Atividade Física Adaptada pela Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil.


Camila Lopes de Carvalho, Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP).

Doutora em Atividade Física Adaptada pela Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil.



Paulo Ferreira de Araújo, Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP).

Professor Titular da  Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil.

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Publicado

2019-07-30

Como Citar

Oliveira, F. R. da S. e, Lopes, K. F., Carvalho, C. L. de, & Araújo, P. F. de. (2019). A visão da pessoa com deficiência por crianças sem deficiência entremeada pela dança: um encontro de possibilidades. Motrivivência, 31(59), 1–21. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e57877

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Artigos Originais

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