O (re)conhecimento da cultura na Educação Física latino-americana: uma leitura a partir de documentos educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e55644

Resumo

O texto foi estruturado pelo reconhecimento da tematização da cultura na educação física a partir da leitura de documentos educacionais orientadores da referida área em países latino-americanos. Para tanto, foram selecionados oito países que integram a América Latina – Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Cuba, México, Uruguai e Venezuela – bem como, os respectivos documentos que orientam a educação e a educação física desses países com o intuito de problematizar como a cultura emerge nesses diferentes contextos sociais. A partir da leitura, foi possível constatar que a cultura não é um dos principais temas abordados nos documentos, embora esteja presente na discussão que envolve a área sob prismas distintos. Em suma, grande parte dos documentos tematiza a cultura a partir de perspectivas em que a tônica esteja no diálogo com a área das ciências humanas e sociais, o que aponta para a movimentação da área em buscar novas problemáticas que se atentem à valorização do movimento humano nas aulas de educação física por meio do reconhecimento das particularidades culturais de cada país.

Biografia do Autor

Vitor Hugo Marani, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestre em Educação Física. Professor Assistente do curso de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/CUA). Estudante de Doutorado em Educação Física do PPGEF-UEM-UEL. Membro do Grupo de Pesquisa Corpo, Cultura e Ludicidade (GPCCL/UEM/DEF/CNPq).

Reginaldo Calado de Lima, Universidade Estadual de Maringá

Doutorando em Educação Física pelo Programa de Pós Graduação Associado UEM/UEL. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Graduado em Educação Física - Licenciatura e Bacharelado-UNICESUMAR. Integrante do Grupo de Pesquisa Corpo, Cultura e Ludicidade - GPCCL. Professor colaborador do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá - UEM.

Larissa Michelle Lara, Universidade Estadual de Maringá.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Docente do Programa de PósGraduação Associado em Educação Física UEM/UEL – Líder do Grupo de Pesquisa Corpo, Cultura e Ludicidade (DEF-UEM-CNPq).

Referências

ARGENTINA. Ley de Educación Nacional nº 26026, de 14 de dezembro de 2006. Lei de Educación Nacional. Buenos Aires, 2006. Disponível em: http://www.me.gov.ar/doc_pdf/ley_de_educ_nac.pdf. Acesso em: abril/2017

ARGENTINA. Anexo Resolución CFE Nº285/16, de 12 de fevereiro de 2016. Plan Estratégico Nacional 2016-2021. Buenos Aires, 2016. Disponível em: https://www.argentina.gob.ar/sites/default/files/plan_estrategico_y_matriz_v9.pdf. Acesso em: abril/2017.

BARRIO, Ángelo Baldomero Espina. Manual de antropologia cultural. Recife: Massangana, 2005.

BAUMAN, Zygmunt. A cultura no mundo líquido moderno. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

BOLÍVIA. Lei nº 1565, de 7 de julho de 1994. Ley de la Reforma Educativa. La Paz, 1994. Disponível em: http://www.oei.es/historico/quipu/bolivia/Ley_Reforma_Educativa_1565.pdf. Acesso em: abril/2017.

BOLÍVIA. Educación Secundaria Comunitaria Productiva: Programa de Estudio. La Paz, 2014. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B3K1Vlq_fX0dOHFUTXJmVVl3c0k/view/https://drive.google.com/file/d/0B3K1Vlq_fX0dWWh6TVdIeFhKSzA/view. Acesso em: abril/2017.

BOLÍVIA. Ley 070, de 20 de dezembro de 2010. Ley de la Educación Nº 070 “Avelino Siñani - Elizardo Pérez”. La Paz, 2010. Disponível em: www.oei.es/historico/quipu/bolivia/Leydla%20.pdf. Acesso em: abril/2017.

CHILE. Decreto nº 433, de 19 de dezembro 2012. Establece Bases Curriculares para la educación básica en asignaturas que indica. Santiago, 2012. Disponível em: https://www.leychile.cl/Navegar?idNorma=1047359. Acesso em: abril/2017.

CHILE. Decreto Supremo de Educación Nº 433. Bases Curriculares para la Educación Básica. Santiago, 2013. Disponível em: https://educrea.cl/bases-curriculares-educacion-basica-ano-2013/. Acesso em: abril/2017.

COLÔMBIA. Plan Nacional de Desarollo de la Educación Física. Bogotá, 2002. Disponível em: http://docencia.udea.edu.co/edufisica/guiacurricular/PLANNALEDUFISICA.pdf. Acesso em: abril/2017.

CUBA. Ley nº 936, de 1961. Creación del Instituto Nacional de Deportes, Educación Física y Recreación. Havana, 1961. Disponível em: http://ibdd.com.br/norma-ley-no-936-de-creacion-del-instituto-nacional-de-deportes-educacion-fisica-y-recreacion/. Acesso em: abril/2017.

CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru: EDUSC, 1999.

DENNING, Michael. A cultura na era dos três mundos. São Paulo: Francis, 2005.

EAGLETON, Terry. A ideia de cultura. 2. ed. São Paulo: Unesp, 2003.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 15-46, jul-dez 1997.

HELL, Victor. A ideia de cultura. São Paulo: Martins fonte, 1989.

JEAGER, Werner Wilhelm. Paidéia: a formação do homem grego. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.

MÉXICO. Ley General de Cultura Física y Deporte. Ciudad de Mexico, 2014. Disponível em: https://www.gob.mx/cms/uploads/attachment/file/128288/Ley_Gral_de_CF_y_Deporte.pdf 2014. Acesso em: abril/2017.

MÉXICO. Plan de Estudios: Educación Básica. Ciudad de Mexico, 2011. Disponível em: http://comisioniberoamericana.org/gallery/planestudios11.pdf. Acesso em: abril/2017.

TYLOR, Edward Burnett. Primitive culture: researches into the development of mythology, philosophy, religion, art, and custom. 6ª. ed. London.: [s.n.], 1920.

URUGUAI. Ley nº 18.437, de 17 de janeiro de 2009. Lei General de Educación. Montevidéu, 2009. Disponível em: http://www2.ohchr.org/english/bodies/cat/docs/AnexoXIV_Ley18437.pdf. Acesso em: abril/2017.

URUGUAI. Educación Física y Recreación. Montevidéu, 2006. Disponível em: https://www.ces.edu.uy/ces/images/stories/reformulacion06primerocb/edfisica1cb.pdf. Acesso em: abril/2017.

VENEZUELA. Gaceta Oficial N° 39.741, de 23 de agosto de 2011. Ley Orgánica de Deporte, Actividad Física y Educación Física. Caracas, 2011. Disponível em: http://www.educapais.org.ve/educapais/wp-content/uploads/Ley-Organica-de-Deporte-y-Educacion-Fisica.pdf. Acesso em: abril/2017.

WILLIAMS, Raymond. Cultura e sociedade: de Coleridge a Orwell. Petrópolis: Vozes, 2011.

Downloads

Publicado

2019-05-13

Como Citar

Marani, V. H., de Lima, R. C., & Lara, L. M. (2019). O (re)conhecimento da cultura na Educação Física latino-americana: uma leitura a partir de documentos educacionais. Motrivivência, 31(58), 1–22. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e55644

Edição

Seção

Porta Aberta

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)