A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES FRENTE AOS AVANÇOS DO CAPITAL

Autores

  • Álvaro de Azeredo Quelhas
  • Hajime Takeuchi Nozaki

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este trabalho desenvolve uma reflexão crítica sobre a formação do professor de Educação Física no Brasil. Para alcançar este objetivo, o trabalho está organizado em três blocos: (1) inicialmente, resgatam-se os principais aspectos do desenvolvimento deste processo, desde as suas origens até os anos de 1980; (2) em seguida, recuperam-se os principais determinantes que culminaram na fragmentação da formação entre licenciatura e bacharelado, na Resolução 07/2004 (CES/CNE); (3) finalmente, busca-se, nas concepções de politecnia e omnilateralidade, elementos para a constituição de um processo de formação do professor de Educação Física numa perspectiva contra-hegemônica aos interesses do capital.

Biografia do Autor

Álvaro de Azeredo Quelhas

É Licenciado em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984), onde também concluiu o curso de Licenciatura em Pedagogia (1989). Em 1989, concluiu dois cursos de Especialização Lato-sensu pela Universidade Federal do Rio de Janeiro nas áreas de Futebol e Educação Psicomotora na Educação Física do 1º grau. Em 1995, concluiu o curso de Mestrado em Educação Física - Área de Concentração "Pedagogia da Educação Física e do Esporte". Trabalhou 12 anos na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro como professor do ensino fundamental (educação física), além de possuir experiência como professor em academias de ginática e terinador esportivo em clubes e empresas. Desde 1997 é professor do Departamento de Métodos e Técnicas da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde ministra disciplinas na área da metodologia e prática do ensino. Atualmente tem voltados seus estudos e pesquisas para a área do trabalho e educação e da sociologia do trabalho. Está vinculado à linha de pesquisa Reestruturação Produtiva e Mudanças no Mundo do Trabalho do Núcleo de Educação, Trabalho e Tecnologia da UFJF. http://lattes.cnpq.br/1455209709093419

Hajime Takeuchi Nozaki

possui graduação em Licenciatura Em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Trabalho e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: mundo do trabalho, formação profissional, educação física e qualificação de trabalhadores. http://lattes.cnpq.br/0478458036481725

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Publicado

2008-03-14

Como Citar

Quelhas, Álvaro de A., & Nozaki, H. T. (2008). A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES FRENTE AOS AVANÇOS DO CAPITAL. Motrivivência, (26), 69–87. https://doi.org/10.5007/%x