Identidade de gênero e suas implicações sobre a sexualidade na perspectiva de professores de Educação Física

Autores

  • Aline Gomes Machado Licenciada em Educação Física na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Atuando, principalmente, nos seguintes temas:História da Educação Física e Gênero.
  • Roberto Gondim Pires Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Dr. em Educação pela UFBA.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n48p360

Resumo

O presente estudo objetiva estabelecer reflexões acerca da presença de homossexuais nas aulas de educação física de ensino médio, tentando perceber como os professores de educação física desenvolvem suas ações pedagógicas para lidar com a diversidade sexual, realidade cada vez mais aparente no ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório com abordagem qualitativa, onde utilizamos o questionário semi-estruturado como procedimento de coleta de dados. Os resultados apontam para um silenciamento, uma negação dos estudantes homossexuais por parte dos professores da referida disciplina. Como consequência, há uma potencialização da estrutura de poder heteronormativo, contribuindo para a manutenção de valores discriminatórios e preconceituosos, fazendo com que a escola enfraqueça seu poder transformador.

Biografia do Autor

Aline Gomes Machado, Licenciada em Educação Física na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Atuando, principalmente, nos seguintes temas:História da Educação Física e Gênero.

Licenciada em  Educação Física na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Atuando, principalmente, nos seguintes temas:História da Educação Física e Gênero.

Roberto Gondim Pires, Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Dr. em Educação pela UFBA.

Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Departamento de Saúde I, vinculado ao curso de Licenciatura em Educação Física - Avaliador Institucional e de Curso do INEP/MEC. Atuando nas áreas de História da Educação Física e do Esporte e Educação Física escolar. gondim.roberto@gmail.com - Rua dos Lirios, 307 - São Judas Tadeu - Cond. Portal pindorama - Jequié-BA - CEP 45207040.

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Publicado

2016-09-21

Como Citar

Machado, A. G., & Pires, R. G. (2016). Identidade de gênero e suas implicações sobre a sexualidade na perspectiva de professores de Educação Física. Motrivivência, 28(48), 360–375. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n48p360

Edição

Seção

Artigos Originais