Retornos, contornos e desvios: a Educação Física na construção curricular dos anos finais do ensino fundamental em uma escola estadual do Rio Grande do Sul

Autores

  • Natacha da Silva Tavares UFRGS
  • Elisandro Schultz Wittizorecki UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2018v30n56p173

Resumo

Este texto é fruto de uma dissertação e busca comunicar os achados referentes aos seguintes objetivos específicos: a) compreender que saberes integram a Educação Física (EFI) nos anos finais do ensino fundamental e que lugares ela ocupa na construção curricular; b) compreender as tensões envolvidas no processo de construção curricular da escola e da EFI. A construção curricular da escola e da EFI é constituída por movimentos de retorno, contorno e desvio. Os saberes que integram essa construção são de duas ordens, de formação pessoal e de formação acadêmica, e são desenvolvidos através de práticas tradicionais/reprodutoras, mas também através de práticas que rompem essa lógica. Essa presença concomitante de diferentes práticas e orientações se dá em decorrência dos conflitos de ideias/perspectivas que permeiam a escola, mas estes conflitos também são produtores desta construção curricular, assim como o tempo, que se apresenta como elemento significativo neste processo.

Biografia do Autor

Natacha da Silva Tavares, UFRGS

Doutoranda em Ciências do Movimento Humano-UFRGS

Elisandro Schultz Wittizorecki, UFRGS

Doutorado em Ciências do Movimento Humano- UFRGS

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Publicado

2018-11-29

Como Citar

Tavares, N. da S., & Wittizorecki, E. S. (2018). Retornos, contornos e desvios: a Educação Física na construção curricular dos anos finais do ensino fundamental em uma escola estadual do Rio Grande do Sul. Motrivivência, 30(56), 173–189. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2018v30n56p173

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