Repensando as relações de gênero nas vivências do ultimate frisbee na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e55894

Resumo

Este artigo traz reflexões de como as relações de gênero foram vivenciadas, problematizadas e modificadas na realização do projeto "Ultimate Frisbee: vivências e reflexões táticas utilizando recursos midiáticos nas aulas de educação física”. A discussão de gênero surgiu durante as aulas, em virtude deste esporte ser composto oficialmente pela categoria mista, em que meninos e meninas jogaram juntos, gerando conflitos que precisaram ser discutidos e repensados. Para tanto, foram buscados fundamentos nos Estudos Feministas e de Gênero na tentativa de compreender as problemáticas que emergiram com a realização das aulas práticas.

Biografia do Autor

Ana Aparecida Tavares da Silveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora de educação física da rede municipal da cidade do Natal/RN

Mestranda do Progama de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

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Maria Aparecida Dias, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação/UFRN

Professora Associada I - departamento de Educação Física/ UFRN

Rua Antônio Mor 2812 Ponta Negra, Natal/RN - Brasil

CEP 59090-330

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cidaufrn@gmail.com

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Publicado

2019-05-13

Como Citar

Tavares da Silveira, A. A., & Dias, M. A. (2019). Repensando as relações de gênero nas vivências do ultimate frisbee na escola. Motrivivência, 31(58), 1–15. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e55894

Edição

Seção

Porta Aberta